Solução dentro da própria casa, hortas orgânicas

É possível plantar alimentos que ajudam a prevenir doenças

texto: evelin azevedo/infoglobo | foto: divulgação

 

Você procura saber de onde vem as frutas, verduras e legumes que consome? Para ter certeza de não estar comendo alimentos que receberam pesticidas e agrotóxicos, algumas pessoas passaram a construir pequenas hortas em suas casas e apartamentos. Além de cultivar alimentos orgânicos, fazer uma pequena plantação em casa evita gastos no supermercado e estimula a alimentação mais saudável. Alguns dos produtos podem até prevenir o surgimento de cânceres.
“O açafrão da terra é uma raiz que dá para ser cultivada em casa. Ele é um poderoso anti-inflamatório e atua bastante na quimioprevenção do câncer. A curcumina que existe nele é capaz de corrigir alterações no metabolismo que ajudam na prevenção e tratamento da doença” – explica Paula Pratti, nutricionista oncológica e ortomolecular do Centro de Excelência Oncológica.
Ter uma horta em casa também pode ajudar seu filho a se interessar em comer alimentos mais saudáveis.
“A criança passa a ter mais contato com o alimento que será preparado em casa, observa as fases de cultivo desde o plantio até a colheita. Além de que os alimentos cultivados em casa e em menor escala, ainda podem ser mais saborosos” – afirma a nutricionista Larissa Cohen.
Para quem não tem quintal, é possível plantar temperos como cebolinha, salsa, coentro, hortelã e manjericão em pequenos vasinhos. No momento de escolher a parte em que a horta ficará, é preciso levar alguns pontos em consideração.
“É necessário separar um tempo para cuidar da horta e também conhecer o local em que ela ficará. É preciso quea mesma esteja sujeita à iluminação do sol por algumas horas durante o dia. É melhor escolher os lugares mais arejados como sacadas ou áreas de serviço para que ela tenha sol o suficiente. A cada dois meses pode-se enriquecer a terra com adubo orgânico” – recomenda Larissa.