Setembro verde – Doação de órgãos e tecidos

Campanha alerta sobre queda de transplantes

Prédios públicos e prédios como o Polo Shopping, Portobello Shop, Carrefour Bairro e Franz Café também aderem à campanha Foto: divulgação
Prédios públicos e prédios como o Polo Shopping, Portobello Shop, Carrefour Bairro e Franz Café também aderem à campanha
Foto: divulgação

AOSC Gabriel lançou a 17ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.
Hoje no Brasil existem aproximadamente 42 mil pessoas que aguardam uma oportunidade de receber uma doação para salvar suas vidas. Outros tantos ainda esperam pela oportunidade de voltar a enxergar, como no caso da doação de córneas.
Infelizmente o país tem pouco a comemorar, pois apesar de possuirmos uma das maiores políticas públicas voltadas ao transplante, ficamos aquém quando o assunto é autorização da família para doação. A subnotificação de potenciais doadores pelos Hospitais também é um dos fatores que influenciam negativamente esses números.
Segundo o Sistema Nacional de Transplante em 2014, foram realizados 23.226 transplantes, incluindo medula óssea. Portanto, menos da metade da fila conseguiu realizar o transplante, considerando principalmente que a fila de espera por medula não integra a lista de 2015.
Indaiatuba, que registra baixos números de doadores de órgãos, também estará engajada nessa luta. Atendendo a sugestão dada pela OSC Gabriel, vários edifícios serão iluminados de verde na semana do dia 27, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador. Entre eles os prédios públicos como Câmara Municipal e Saae farão parte da iniciativa. Outros prédios como o Polo Shopping, Portobello Shop, Carrefour Bairro e Franz Café também se engajaram. O Polo Shopping foi o pioneiro e há dois anos já adotou essa prática.