Sem idade, amor maduro

Mulheres com homens mais novos têm autoestima elevada

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: reprodução/instagram

Fátima Bernardes está muito mais radiante desde que assumiu o namoro com o político pernambucano Túlio Gadelha, de 30 anos, em novembro do ano passado. Os 25 anos de idade que os separam, porém, estão longe de afetar negativamente o relacionamento. Pelo contrário, a felicidade estampada no rosto do casal revela algo muito maior: o namoro está fazendo um bem enorme à saúde dos dois.
“O fato de atrair um homem mais jovem, e ele sentir desejo por você, contribui muito para a autoestima” – afirma a psicóloga clínica Rafaella Maria Ribeiro. “Mas, na verdade, não importa a idade do parceiro, se ele te olha de uma forma que faz você se sentir sexy” – complementa Rafaella.
Manter a autoestima elevada ajuda a prevenir doenças, além de diminuir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar. A mulher se sente de bem com seu corpo, sua mente e seus sentimentos. De acordo com Rafaella Ribeiro, o segredo para a relação dar certo é a afinidade: “é preciso haver interesses em comum entre eles. Pode até ser um casal da mesma idade, mas se o cara é esportivo e uma mulher gosta de ficar dentro de casa lendo livros, eles vão ter dificuldades de dar conta de manter uma boa relação. Porque os dois vão se sentir solitários, por um não ter a mesma energia que o outro. A pessoa sempre busca um indivíduo que tenha a mesma sintonia que ela, isso em qualquer idade” – diz a psicóloga.
Questionada sobre o amor em seu programa, ‘Encontro’, no final de janeiro, Fátima respondeu crer que há um tempo certo para o sentimento aparecer.
“Eu acredito no amor, certamente. Acredito que tem determinados momentos da vida que você está pronta para enxergar certas coisas. Em outros momentos, não. Em determinado momento eu já tinha encontrado essa pessoa e não tinha rolado nada. Eu acho que não estava, naquele momento, pronta. Em outro momento você reencontra aquela pessoa e pronto”, disse em relação a Túlio.

Panorama e preconceito estão mudando
Em seu livro ‘Por que os Homens Preferem as Mulheres mais Velhas?’, a antropóloga Mirian Goldenberg lista algumas das características que fazem os novinhos se apaixonarem pelas mulheres com mais idade. Elas são: compreensivas, divertidas e superiores (reúnem inúmeras qualidades).
“Os homens que namoram mulheres com mais idade procuram pessoas mais maduras, que demonstram mais segurança. Isso faz com que eles se sintam mais motivados para suas conquistas pessoais” – afirma Carla Ribeiro, psicóloga com abordagem em Sexualidade Humana e Saúde Homem.
Se no passado relacionamentos como o de Fátima e Túlio eram alvo de preconceito, hoje a “aceitação” é bem maior.
“Quem está de fora, acaba julgando, dando a entender que a mulher está sustentando o homem. Mas agora os casais assumem esses relacionamentos com naturalidade” – opina Carla Ribeiro.