Saveiro Surf quer conquistar descolados

Versão vem com ar-condicionado e rodas de liga

Versão que responde por 3% das vendas do modelo tem motor 1.6 até 104 cv com caçamba com capacidade para 924 litros Foto: divulgação
Versão que responde por 3% das vendas do modelo tem motor 1.6 até 104 cv com caçamba com capacidade para 924 litros
Foto: divulgação

A Volkswagen fez uma sugestão ao relançar a Saveiro Surf. O sobrenome da versão, disponível apenas com cabine simples, indica que seu hábitat é a praia. Dica dada, levamos a picape, que parte de R$ 48.070, a Grumari, um dos paraísos da galera das pranchas, que fica na zona oeste do Rio de Janeiro.
Partindo da Barra, a Saveiro percorreu os cerca de 30 km de distância, cujo trajeto inclui uma pequena serra, com tranquilidade. O motor é o honesto 1.6 de 104 cv, que vai bem com o câmbio de cinco marchas.
Completa, tem ar-condicionado, bancos de couro, sensores de obstáculos na traseira, vidros, travas e retrovisores elétricos. Pessoas de estatura mediana encontram a melhor posição de guiar rapidamente, graças aos ajustes manuais de altura do banco e volante (este traz ainda o de profundidade).
O espaço na cabine é limitado a dois passageiros e pequenas bolsas de mão. A caçamba, por sua vez, é ampla: tem capacidade para 924 litros.
Se a área de carga estiver vazia, é preciso atenção ao fazer curvas em alta velocidade. Ainda bem que o sistema eletrônico de distribuição de frenagem atua a contento.
A Saveiro Surf tem dois pacotes de opcionais. O de R$ 1.428 inclui capota marítima, janela traseira corrediça e ganchos na caçamba. O outro traz computador de bordo, som com leitor de MP3, volante multifuncional e sai a R$ 1.360.
De janeiro a abril, a versão Surf respondeu por apenas 3% das vendas do modelo. Se quiser pegar uma onda maior, a picapinha terá de nadar bem mais que isso.

ficha técnica

Preço sugerido: R$ 48.070
Motor: 1.6, 4 cil., 8V, flexível
Potência (cv)*: 104 a 5.250 rpm
Torque (mkgf)*: 16,6 a 2.500 rpm
Câmbio: Manual, cinco marchas
Caçamba: 924 litros
*Dados com etanol; fonte: Volkswagen

PRÓS

ITENS DE SÉRIE: Versão tem ar-condicionado, rodas de liga e distribuição eletrônica de frenagem.

CONTRAS

VISIBILIDADE: Mesmo com sensores atrás, cabine alta complica a vida na hora de fazer manobras.