Saúde Bucal – Cuidados desde os primeiros dentinhos

10 - Saúde Bucal 2

Crianças até dois anos não devem ser expostas ao açúcar

Mesmo que a alimentação dos pequenos consista em apenas leite, frutas e legumes, sem adição de açúcar, e que aqueles dentinhos não sejam permanentes, não se engane! É preciso tomar cuidados para manter os dentes de seus filhos saudáveis nos primeiros anos de vida. De acordo com Rosane Menezes Faria, da Caixa Seguradora Odonto, o ideal é que os pais consultem um dentista assim que ele nascer para saber como cuidar da boca da criança. Depois, quando o dentinho nascer, eles levam o bebê.
“É importante que se crie um ambiente propício para receber os dentes de leite e, depois, os permanentes. Além disso, devemos criar o hábito de higienizar a boca desde cedo, fazendo esse costume permanecer na adolescência e na idade adulta” — alerta. Os dentes de leite são os responsáveis pela mastigação nos primeiros anos de vida, além de auxiliarem na pronúncia correta das palavra e no desenvolvimento adequado do rosto. Por isso, é falso que os cuidados com o sorriso da criança devem ser reforçados apenas quando os dentes permanentes chegarem. Uma cárie não tratada no dente de leite pode trazer sérios problemas para a saúde bucal.
“Se a cárie avançar pelo canal do dente de leite, pode contaminar o dente permanente ainda por nascer. Quando esse dente sair, ele já pode vir com problemas, como infecções e manchas. O tratamento da cárie é fundamental no dente de leite” — explica o dentista Mário Groisman, mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, na Suécia.

10 - Saúde Bucal

Cárie dos pais pode passar para filhos

Os pais que têm cárie precisam ficar mais atentos. A bactéria que causa a destruição do esmalte dos dentes pode ser transmitida pelo contato. Por isso, é fundamental que os adultos tomem alguns cuidados quando estiverem perto dos pequenos.
“Para evitar a transmissão, não devemos soprar a comida quente nem compartilhar talheres e copos. Também deve ser evitado beijo na boca” – pontua Rosane, que complementa: “a criança até 2 anos não deve ser exposta ao açúcar devido à falta de amadurecimento do esmalte dos dentes”.