Salada no cardápio, verão é a melhor época para incluir

Especialistas explicam os benefícios do prato e dão receitas

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: divulgação

O verão é a melhor época do ano para incluir as saladas no cardápio. Não apenas porque muitas pessoas querem emagrecer, mas porque as altas temperaturas fazem o corpo necessitar de alimentos leves. Dependendo da sua composição, o prato pode ser refrescante e ajudar a aliviar o calor.
“As saladas de verão são mais frescas e suculentas. Permitem misturas entre folhas de sabor marcante como rúcula, e mais suaves, como alface americana. As frutas são muito bem-vindas, pois dão aquele toque agridoce e um resultado rico em vitaminas e antioxidantes” – afirma o nutrólogo Thiago Giaconi.
Na hora de escolher os ingredientes, prefira os que têm alto teor de água, pois mantêm o organismo hidratado, segundo Flávia Morais, nutricionista do Mundo Verde: “você pode colocar a manga, que além de estar na safra, é uma fruta muito rica em betacaroteno que prolonga o bronzeado e ajuda a proteger a pele do sol”.
Uma porção de salada pode facilmente substituir uma refeição, como almoço ou jantar. Basta conter todos os nutrientes necessários a um bom prato.
“Para que a salada tenha o valor nutricional de uma refeição completa ela precisa combinar folhas, vegetais e legumes, que são boas fontes de fibras, vitaminas e carboidratos, com uma fonte proteica de boa qualidade (como frango ou atum). Já as gorduras boas podem estar presentes no azeite e nas oleaginosas” – sugere Thiago.
O grande segredo de manter a salada o ano inteiro na dieta é apostar na criatividade na hora do preparo.
“A repetição dos ingredientes vai fazer a pessoa enjoar” – alerta Flávia.