Saiba o que comer para ficar bem na Primavera

Frutas e verduras da época e muito líquido previnem doenças

texto: AEvelin Azevedo/infoglobo | foto: Fábio Guimarães
texto: AEvelin Azevedo/infoglobo | foto: Fábio Guimarães

A primavera chegou! Ontem (22) a estação se iniciou com suas flores e temperaturas um pouco mais elevadas. Para ficar com a saúde em dia durante o período que antecede o verão, a melhor dica é consumir aquilo que de melhor a época traz.
“A estação nos presenteia com o florescimento de diversas espécies de plantas e frutos e torna nossos dias e pratos mais coloridos. A primavera é um período de grande variedade de frutas e legumes. Sendo assim, é um excelente momento para abusar dos alimentos que estão em época de safra, pois tendem a ser mais nutritivos e ter preços mais baixos” – recomenda Jaqueline Lepsch, professora e coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Santa Úrsula.
Por conta das temperaturas mais elevadas, é importante manter o corpo bem hidratado. Além de beber pelo menos dois litros de água todos os dias, os sucos também são boa opção para se manter hidratado e nutrido.
“É indicado o consumo de sucos naturais sem açúcar e de água de coco, que é um ótimo isotônico natural para desidratação. Vale utilizar também frutas com um alto teor de água, como melão, kiwi, morango, melancia, já que auxiliam no combate à desidratação” – explica Camila Buitoni, nutricionista clínica e metabólica da Buitoni Life.
A hidratação também ajuda na prevenção de doenças comuns na estação, como conjuntivite, rinite e catapora.
“A água é primordial para auxiliar no controle dessas alterações do organismo” – orienta Camila.
Se por um lado frutas e legumes são a recomendação, alimentos gordurosos ou com alto teor de açúcar devem ser evitados, de acordo com a nutricionista:
“Deve-se lembrar que nesta época do ano tendemos a reter maior quantidade de líquido, ou seja, esses alimentos agravam esse desconforto do inchaço, contribuindo também para aumento de peso e assim precisamos ficar atentos”.

18---Alimentação