Saiba como identificar e se livrar da autossabotagem

Comportamentos assim comprometem a felicidade

Dar desculpas de que não tem tempo ou dinheiro para realizar certa atividade importante, deixar planejamentos pela metade, fracassar em um projeto faltando pouco para a conclusão são alguns exemplos de autossabotagem, processo em que a pessoa toma atitudes prejudiciais a si mesma. Este tipo de conduta, na maioria das vezes, é inconsciente e, se ocorrer com frequência, pode afetar várias áreas da vida do indivíduo.
“São comportamentos que temos e que são contraditórios quando comparados a nosso desejo ou objetivo. Nós sonhamos, fazemos grandes planos na carreira, na saúde ou no amor e, quando vamos para a execução, temos atitudes contrárias ao que vai nos aproximar de alcançar aquela meta” – explica a psicóloga Thais Silva, que é coach e especialista em relações humanas da Clínica Soulleve.
Identificar em si mesmo atitudes assim pode ser uma tarefa difícil. Por isso, é bom contar com alguém de confiança para fazer avaliações frequentes sobre seus comportamentos diante de desafios.
“Às vezes, a pessoa está tão cega neste processo que ela não consegue perceber e precisa de um toque de alguém” – afirma a psicoterapeuta quântica Vannessa Resende.
A autossabotagem é causada, na maioria das vezes, por dois fatores: questões relacionadas ao próprio indivíduo ou à sua família.
“No coaching, trabalhamos os medos e as crenças inconscientes. São coisas em que você acredita, mas não admite para ninguém. Ajudamos a pessoa a fazer uma mudança consciente do vínculo do pensamento com as emoções” – diz Thais, que completa: “o histórico familiar pode influenciar nisso. A pessoa pode repetir atitudes de seus antepassados ou romper com elas de modo que se diferencie deles. Esta diferenciação pode gerar um sentimento de culpa e medo de fracassar”.
Quem se autossabota com frequência entra em um ciclo vicioso no qual não consegue obter êxito em nada do que faz.
“A autossabotagem pode ser um impedidor de felicidade. Se a pessoa souber que este processo existe, ela passa a estabelecer suas metas com mais consciência. Quem tem autoconhecimento corre menos risco de se autossabotar”, finaliza Vannessa.