Saae participa de campanha para coleta de embalagens de agrotóxico

Objetivo visa minimizar a contaminação de áreas rurais do município

Foto Marco Matos – DCS SAAE

Nesta segunda-feira, 03, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba através da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente (Semurb) e do Sindicato Rural de Indaiatuba, participou como de costume de mais uma campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxico, organizada pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp).
A campanha que é realizada anualmente, busca coletar embalagens que são vetores de contaminação na área rural e encaminha-las ao centro de recolhimento localizado no município de Piedade, interior de São Paulo onde serão recicladas.
A adesão dos produtores rurais foi grande, os técnicos da Adiaesp fizeram a documentação de recolhimento de todas as embalagens levadas até o ponto de coleta e a prefeitura de Indaiatuba e Saae, farão o transporte até o centro de recolhimento.
A campanha faz parte do “Programa Campo Limpo” para eliminar vetores de contaminação e produtos obsoletos na área rural. Em 2017, foram recolhidas de plástico, papel e papelão que também sofrem algum tipo de contaminação e tem de ser descartados.
“O produtor rural encontra muita dificuldade em devolver as embalagens vazias nas revendas. Ações como esta que estamos realizando, vem de encontro às necessidades do produtor rural”, comenta o superintendente da Autarquia, engº Sandro Coral.
O meio ambiente é o grande beneficiado, uma vez que o descarte correto das embalagens não contamina os lençóis freáticos e cursos d’ água, além de evitar o uso dos recipientes para outros fins, ação que pode levar à morte, dependendo do tipo e quantidade de veneno ingerido.