Represa do Mirim vazia, de onde está vindo nossa água?

ÁGUA DO SAAE

TV Tem

Moradores começam mobilização para contratação de exames bacteriológicos 

O que eram atos isolados, passam a ser uma preocupação coletiva comentada e organizada nas redes sociais com o objetivo de se contratar um “laboratório independente” para examinar e apurar a qualidade da água fornecida pelo SAAE-INDAIATUBA já que constantemente e em diversos pontos do Município a água se mostra de aspecto repugnante com uma coloração escura e uma espuma malcheirosa, alguns moradores já postaram nas redes sociais que contrataram estes exames e os custos variam entre R$300,00 e R$1.500,00.

Toda dona de casa que usa a água para o dia a dia, assim como o comerciante ou empresário que precisa da água para utilizar em seu comércio ou indústria, restaurantes, padarias, lanchonetes e empresas de alimentação, sabem por experiência que a água potável deve ser segura para a ingestão e esteticamente agradável. Precisa, portanto, apresentar-se clara e incolor, sem sabor, inodora, além de não apresentar matéria em suspensão.

Segundo apurou a equipe do Jornal Metrópole e Exemplo, a principal preocupação quanto à qualidade da água está relacionada ao consumo humano e o maior receio é com a contaminação fecal já que segundo comentários, como a represa do Mirim se mostrou mal planejada ou mal executada e não vem garantindo o abastecimento conforme afirmado pelo Prefeito Gaspar, a alternativa estaria sendo na captação de água do rio Jundiaí que como amplamente divulgado pela imprensa regional, se encontra demasiadamente poluído por dejetos industriais e de esgotos.

Durante essa semana, algumas reportagens foram exibidas em canais de televisão inclusive com vídeos enviados por moradores mostrando a água saindo das torneiras com cor amarela e espuma.

O que diz o site do SAAE? 
A redação acessou a página oficial do SAAE na web para checar se há alguma explicação ou orientação para os moradores no entanto, os fatos comentados e noticiados estão praticamente sendo ignorados no site oficial do SAAE, entretanto, na aba que trata da qualidade da água ( https://saae.sp.gov.br/controle-de-qualidade/ ) nos deparamos com a seguinte frase: “ Anualmente são feitas auditoria internas…”

As perguntas que ficam
Não passou de a hora destas “auditorias internas” serem acompanhadas por órgãos e entidades externas, tais como: Associação de Moradores, Associação Comercial e outros interessados.
Como é possível uma Câmara Municipal com 12 vereadores estarem tão alheios e omissos a tudo isso?

Será mesmo necessário que os moradores continuem a se mobilizar para contratarem um laboratório especializado para a análise “independente” da qualidade da água?

Enquanto isso, resta a nós moradores, comerciantes e empresários, a adoção de medidas de racionamento e uso racional da pouca e péssima água que está sendo fornecida.

Foto: TV Tem