Redes sociais podem causar ciclo vicioso de depressão

Redes Sociais provocam sentimentos de inveja Foto: divulgação
Redes Sociais provocam sentimentos de inveja
Foto: divulgação

Adultos jovens estão tendo mais problemas relacionados ao vício nas redes sociais do que se pensava, alertou uma nova pesquisa realizada na Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Quanto mais tempo eles usam essas ferramentas, maior é o risco de serem deprimidos, segundo os cientistas.

estudos
“Pode ser que as pessoas que já sofrem de depressão estejam se voltando para as mídias sociais para preencher um vazio” disse a principal autora do estudo, a pesquisadora Liu yi Lin, ao site do jornal britânico “Daily Mail”.
De acordo com Lin, a exposição às redes sociais também pode causar depressão. A doença, então, se tornaria um combustível para alimentar cada vez mais o uso dos meios de comunicação social.
A cientista afirmou que a exposição a postagens que mostram representações de vida altamente idealizadas provoca sentimentos de inveja e a crença distorcida que outros levam uma vida mais feliz e mais bem-sucedida.
A pesquisa também descobriu que se engajar em atividades de pouco significado nas mídias sociais pode dar sensação de “tempo perdido”, o que influencia negativamente o humor. O trabalho será publicado em abril no periódico “Depression and
Anxiety”.