Redes antigas são substituídas

Ação para combater perdas de água tratada

Foto Marco Matos – DCS Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) dando continuidade ao trabalho de substituição das redes antigas, substituiu 550 metros de rede de 63 mm na Rua Cinco de Julho, no trecho entre as Ruas Padre Bento Pacheco e Alberto Santos Dumont. A setorização da rede de distribuição de água e a substituição da tubulação antiga vão garantir a regularidade e qualidade na distribuição de água potável, diminuindo vazamentos e reduzindo as perdas de água tratada.
“Nossa intenção é obter um sistema de abastecimento cada vez mais eficiente, para poupar os mananciais e reduzir custos com o processo de tratamento” comenta o superintendente do Saae, engenheiro Sandro Coral.
Esta é apenas uma das ações que fazem parte do Plano Diretor de Combate às Perdas, que é desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar entre os Departamentos de Obras, Engenharia, Projetos Planejamento, Hidrometria, Informática e Comunicação, que prevê, além da substituição de redes antigas, a implantação.
• VÁLVULAS REDUTORAS de PRESSÃO (VRP’s)
A instalação das VRP’s na rede de distribuição possibilita o controle da pressão e redução do número de rompimentos na rede de abastecimento, e do volume de perdas de água gerado por vazamentos.
• PESQUISA DE VAZAMENTOS
A pesquisa de vazamentos é uma ação contínua que o Saae vem realizando e intensificando ao longo dos anos. Para garantir a eficácia da pesquisa de vazamentos não visíveis, a Autarquia possui um Cadastro atualizado das redes de abastecimento e equipamentos de ponta, possibilitando o conserto com mais rapidez e eficiência. Os macromedidores têm papel importante nesta ação.
• SUBSTITUIÇÃO DE HIDRÔMETROS
Seguindo essa determinação do Inmetro, outra importante ação executada pelo Saae, é a troca dos hidrômetros com mais de 5 anos de uso. Com o passar do tempo, há um desgaste dos componentes internos do relógio, que não registram o volume real de água consumido no imóvel. Só este ano foram substituídos 2.936 hidrômetros.
• SUBSTITUIÇÃO DE REDES E ADUTORAS ANTIGAS
Para reduzir as perdas causadas por vazamentos a Autarquia vem substituindo por toda cidade, as redes e adutoras antigas. O Saae está próximo de completar os 11 quilômetros previstos.