Queridinhos que também podem ser saudáveis

Coxinha, bolo de chocolate, pão de queijo também têm versões saudáveis
Coxinha, bolo de chocolate, pão de queijo também têm versões saudáveis

Coxinha, bolo de chocolate, pão de queijo… só de ler esses nomes a fome já bate – e a consciência pesa. Mas essas comidas também podem ter versões menos calóricas, mas com o sabor garantido. Há três anos, a cuiabana Viviane Almeida passou a experimentar receitas alternativas para preparar quitutes adorados pelos brasileiros. O motivo? Ela descobriu que o marido, de apenas 46 anos, estava com um grave câncer no intestino e no fígado. A advogada trabalhista percebeu que precisava mudar a alimentação da família.
“Foi nessa época que comecei a estudar mais sobre alimentação saudável e me apaixonei. Li inúmeros artigos que poderiam me ajudar nessa tarefa, fui em busca de pacientes com esse tipo de câncer para entender melhor como a doença afetava o corpo e como eu poderia ajudar ao longo do processo – comenta Viviane.
Inicialmente, ela cortou açúcar, óleo vegetal, farinhas brancas e refinadas, glúten e a lactose do dia a dia da família. Criou e testou várias receitas, adaptando-as a ingredientes menos nocivos, conseguindo assim, não só aliviar o processo da quimioterapia, como obter ótimos resultados ao longo do tratamento do marido.
gostinho de sucesso
Hoje, com o marido curado, Viviane fechou o escritório de advocacia e passou a se dedicar exclusivamente aos estudos e à criação de receitas saudáveis.
“Descobri uma grande paixão, e após me dedicar tanto resolvi passar tudo isso para outras pessoas” – comenta.
No terceiro período de nutrição, a cuiabana administra uma conta no Instagram (@docesaudefit), com quase 500 mil seguidores, na qual compartilha receitas e conceitos da alimentação saudável. Uma das mais famosas é o “pão de queijo saudável”, feito com batata-doce e menos de 1g de gordura.

19---Receita