Quanto custa um ‘upgrade’ de carro

É comum ficar tentado a pagar um pouco mais que o previsto para ter um produto superior. No mundo dos carros, a tentação é forte O cliente pode sair de casa com uma ideia em mente, mas, ao chegar à concessionária, ver uma versão mais bem equipada, ou um produto melhor, e considerar levá-lo.
Porém, como os valores em questão são muito superiores aos de uma televisão ou aspirador de pó, o consumidor deve ficar atento à diferença de preço, que nem sempre compensa o ‘upgrade’. Vale questionar a real necessidade de um modelo maior ou mais potente para justificar o investimento.
Em alguns casos, a diferença pode superar os 30%, a exemplo dos VW Golf Comfortline 1.0 e Highline 1.4.
No entanto, levar o carro mais caro também pode significar ter em mãos um modelo mais atual. Confira outros exemplos de ‘upgrades’ automotivos.

Fiesta Titanium
A versão de topo do Fiesta tem motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem por R$ 73.990. Há ainda sete air bags e controle de estabilidade.
R$ 3.210 É o extra para levar a versão de entrada do Focus, que tem nível semelhante de equipamentos. Aqui, o ‘upgrade’ vale a pena.

Focus 1.6 SE
Por R$ 77.200, tem motor de 135 cv, 10 cv a mais que o do Fiesta, e interior e porta-malas mais espaçosos. Porém, não traz câmbio automático

Renegade Longitude
O Renegade intermediário (R$ 92.990) é até bem equipado, mas o motor 1.8 flexível dá desempenho apenas mediano ao utilitário.
R$ 19.500 É o custo extra. Mesmo com atributos melhores, é algo a se pensar. Com valor semelhante, dá para levar um Renegade a diesel.

Compass Longitude
A R$ 112.490, tem motor 2.0 melhor, assim como o sistema multimídia. Além disso, é mais espaçoso e com amplitude maior no porta-malas.