Programa da Dengue trabalha com parceria

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, firmou parceria entre o Programa de Controle da Dengue e a imobiliária GPS Gisele & Paulo Santos Imóveis Ltda, que objetiva a realização de vistorias preventivas pelos agentes de controle da dengue em imóveis fechados para locação. A ação foi iniciativa da GPS imóveis e surgiu, devido à dificuldade que os agentes de controle da dengue encontram quando deparam com um imóvel que está desocupado, e muitas vezes é necessário autorização da justiça para fazer a vistoria.
O assessor de Combate à Dengue Ulisses Bernardinetti informou que a imobiliária GPS em parceria com os proprietários disponibilizará chaves dos imóveis, pertencentes à carteira de clientes, para que a vistoria seja feita e com isso evitar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. “Os imóveis para locação e venda, geram uma grande preocupação para a Vigilância em Saúde, por não haver morador ou visitas periódicas, o local pode conter possíveis criadouros do mosquito. De nada adianta um imóvel ser constantemente vistoriado pelo morador, se o imóvel vizinho que está fechado, não for vistoriado”,
comenta.
O médico veterinário e coordenador do Programa de Controle da Dengue, Odenir Sanssão Pivetta, informou que essa é a primeira parceria e que o projeto se estenderá para todas as imobiliárias do município. “Destaco a iniciativa da GPS, pois com a entrada de novos agravos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além da dengue, a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, este último responsável pela Microcefalia em bebês, a síndrome de Guillain Barré, requer ações rápidas e a colaboração de toda a sociedade na prevenção e eliminação dos criadouros”.
Neste processo, os funcionários da imobiliária receberão um treinamento para acompanhamento das vistorias, para que o próprio corretor futuramente o faça. Para isso, a Prefeitura disponibilizará o Chaveiro Checklist, com orientações práticas que devem ser seguidas.
A Saúde também disponibilizará um cartaz informando que o imóvel foi vistoriado, com a respectiva data. Outra novidade será um adesivo para tampar os vasos sanitários sem uso.
A responsável pelo Marketing da GPS Imóveis, Gislaine Brossi Guides informou que a empresa, tem grande preocupação com a parte de prevenção relacionada ao mosquito Aedes, além de ter notado um aumento na taxa de desocupação de imóveis na cidade.