Primavera vence e é campeão da 2ª Divisão

 

Fantasma conseguiu a virada nos acréscimos do segundo tempo

Fotos Federação Paulista de Futebol

Desde o seu último título conquistado, em 2001, o Primavera viveu em uma montanha-russa sem fim. Subiu para a Série A3 em 2003 e na temporada seguinte chegou perto de subir à Série A2, infelizmente sendo eliminado na fase final. A partir daí, começou uma era instável no ‘Gigante da Vila Industrial’. Após campanhas fracas em 2005 e 2006, o Primavera sentiu o gosto do rebaixamento em 2007, voltando a disputar a Segunda Divisão. Parecia o ‘fundo do poço’.
Celebrado os 40 anos de seu título mais importante, conquistado em 1977, o Primavera começou a competição desacreditado por todos. Em um campeonato com 40 clubes, entre eles tradicionais como Comercial, XV de Jaú, São José, Francana, Paulista, equipes fortes como a Inter de Bebedouro, Guarulhos, Itapirense, Talentos 10, e apenas 2 vagas de acesso para a Série A3 do ano seguinte, era inimaginável ver o Primavera conquistando o acesso, quanto mais o título do campeonato.
O início foi preocupante, com 2 empates e 1 derrota logo de cara. Mas desde então, vimos uma equipe crescendo, tomando forma, batendo de frente com todos, e assim foi com o Primavera avançando em silêncio e deu início a um filme que iria marcar a temporada de 2018. Assim como em todo o ano, em nenhum momento o Primavera foi apontado como favorito, nem para acesso muito menos para título.
O primeiro jogo foi em Indaiatuba, e o resultado desfavorecendo o ‘Tricolor’: 0 a 0, o que agradava o Comercial, que jogava por 2 empates para erguer o ‘caneco’ O jogo da volta foi no Palma Travassos, que recebeu grande público, todos ensandecidos para gritar “é campeão”. E o começo de jogo ajudou a fomentar ainda mais, com um gol de pênalti de Matheus China. A partir daí, o Primavera precisou ir para o tudo ou nada, pois só a vitória traria o título de campeão para Indaiatuba. Foi pênalti não dado para o chute de fora da área, bola aérea, rebote do goleiro, cobrança de falta sem sucesso. O jogo prosseguiu dessa forma. Aos 30 do 2° tempo, era possível ver os torcedores alvinegros já soltando o grito de campeão e se aproximando do alambrado para ver a entrega dos troféus. Contudo, o que aconteceu a seguir nem mesmo o mais pessimista comercialino estaria prevendo.


Já eram 47 minutos do 2° tempo, o Primavera precisava fazer o impossível: marcar 2 gols em 3 minutos para ser campeão. E os deuses do futebol resolveram agir a nosso favor. Em cobrança de falta de Carlos Guilherme, o goleiro Geílson não segurou a bola, e Gabriel Caran empurrou para o fundo das redes. Faltava apenas 1 gol, e restavam 2 minutos. A torcida no estádio já começava a ficar apreensiva com uma possível perda do título, enquanto os primaverinos não acreditavam no que estava por acontecer. Em seguida, nova cobrança de falta, dessa vez, Juninho mandou a bola para a área, e o predestinado foi o zagueiro Felipe, que entrou no 2° tempo, e empurrou a bola para o fundo das redes. Era a virada primaverina nos acréscimos. Enfim, aos 50 do 2° tempo, o juiz levantou os braços para o alto. Fim de jogo. Primavera campeão da Segunda Divisão de 2018. Era o título primaverino depois de longos 17 anos de altos e baixos. Ninguém acreditava no que estava acontecendo no Estádio Palma Travassos. A torcida alvinegra se retirando do estádio inconformada, enquanto os tricolores pulavam, choravam, gritavam, não sabiam o que se passava, mas a sensação era muito boa. Era o grito que faltava ao ‘Fantasma da Ituana’. Uma geração presenciou o Primavera sendo campeão Paulista. O quarto título na história primaverina veio de forma inesperada, dramática, e marcante. Parecia que o acesso de 2014 já era o suficiente, porém 4 anos depois ninguém esperava por esse momento. É campeão!