Primavera derrota Fluminense em casa por 3 x 2

Com o estádio lotado, o time roubou a cena

O Primavera eliminou um dos grandes favoritos, o Fluminense foto:: jornal nova metrópole
O Primavera eliminou um dos grandes favoritos, o Fluminense
foto:: jornal nova metrópole

O Esporte Clube Primavera enfrentou em casa o Fluminense (RJ) em confronto pela terceira rodada em fase eliminatória da 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior da Série A3, ontem (8). O placar da partida terminou em 3×2. Com o estádio lotado, o time anfitrião roubou a cena logo no primeiro tempo, marcando três gols contra um, do adversário. O próximo jogo acontece segunda-feira, dia 11, na cidade, contra Avaí (SC) ou Água Santa. O horário ainda não foi definido pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
O Primavera ganhou o duelo contra o Flu, que aplicou goleada de 10 x 0 sobre o Capivariano e repetiu o placar elástico do Coritiba sobre a União Barbarense. Mesmo com a goleada, o Flu passou em segundo lugar, com o Água Santa em primeiro. Com bom posicionamento dentro de campo, o ‘Fantasminha da Ituana’ assinalou o primeiro gol em uma jogada oportunista do atacante Goteira. O segundo gol aconteceu em uma cobrança de escanteio, pelo zagueiro Maicon. Já o terceiro gol foi em uma cobrança de pênalti com categoria por Leonardo ‘Goteira’.
No segundo tempo, o entusiasmo do time da Casa continuou mesmo, liderando a partida, apesar dos investimentos ofensivos do Flu, que marcou o segundo gol com o atacante Pedro (artilheiro do campeonato com sete gols). Para o coordenador do Primavera, Renato Creato, ex-técnico da equipe, a partida foi equilibrada, mesmo em momentos de maior iniciativa do time adversário. Em 2001, o time local teve sua fase de glória: foi campeão paulista Sub-20 e conseguiu o terceiro lugar na Taça São Paulo.
Até o momento, 40 times garantiram classificação e 16 confrontos eliminatórios estão definidos. Os grandes favoritos como Corinthians, Santos, Cruzeiro, São Paulo e Flamengo garantiram passaporte para a terceira rodada. Nesta fase, em caso de empate no tempo normal, a definição do classificado acontece pela cobrança de pênaltis.
Os donos da casa quebraram o jejum de 12 anos sem sucesso na competição, eliminando um dos grandes favoritos na segunda rodada, em um placar surpreendente de 3 a 0 contra o Paraná Clube. O diretor da divisão de base Sub-20 do Primavera Esporte Clube, professor Luiz Carlos, ressaltou o êxito do time até agora, diante das dificuldades de se manter o esporte profissional em relação ao orçamento dos grandes clubes. “A chave é difícil, mas a ideia é fazer a diferença no trabalho. Com espírito pedagógico para o futebol, conseguimos resultados levando o time a passar de fase depois de 12 anos”, disse.
Líder do Grupo 14 e um dos destaques da primeira fase da ‘Copinha’, o Primavera, vem recebendo sondagens de clubes pela contratação de alguns de seus jogadores. Um deles é o atacante Leonardo Goteira, que assinalou quatro gols nos três primeiros jogos do time – um gol de empate com o Boca Júnior (SE), na primeira rodada; na partida seguinte fez mais dois contra o Paraná (3 x 0), e marcou outro na vitória sobre o Avaí (SC), por 2 x 1. Os atacantes, Everton, e Rodolfo, atuando pelo Clube há três anos, também se destacaram na competição.
O meia Roney, 16, recebeu elogios devido à qualidade no passe. “Temos jogadores de alto nível e alguns clubes manifestaram interesse em conversar sobre esses atletas. No momento, nosso foco é a realização de uma grande campanha”, disse o investidor do clube, Luiz Carlos. O ‘Fantasminha’ busca um título inédito na competição, apesar do favoritismo das grandes equipes. Para conquistar o sonho de chegar à grande final disputada no Pacaembu no dia 25, o elenco trabalha duro.
Em termos técnico, tático e físico foi muito bem planejado. Os atletas ficaram confinados no Centro de Treinamento Zé Sérgio para a preparação do grupo antes do campeonato durante dez dias sob o comando do técnico Júlio César e auxiliar técnico, Elton. Um dos apoios da equipe é o ex-jogador de futebol profissional, Gil Lima, agente de futebol e assessor de organização. “No futebol, quando se encara com profissionalismo e confiança, tudo é possível”, ressaltou.
A 47ª Copa acontece desde o dia 2 até o dia 25 em várias cidades. A Comissão Organizadora do Primavera Esporte Clube agradece o apoio da Prefeitura, dos secretários municipais, Humberto Pan-
zetti (Esportes), José Carlos Selone (Urbanismo e Meio Ambiente), do superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Nilson Gaspar, além dos patrocinadores Colégio Meta e parceiros: Marquinhos Tintas, Alji Hotel, Marquinhos Despachante e Juninho Uniformes.