Prefeitura libera trânsito no elevado

Objetivo é melhorar fluxo de veículos no cruzamento com avenida Manoel Ruz Peres

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

As obras de interligação de vias com o elevado construído na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita estão concluídas. A Secretaria de Obras e Vias Públicas vai liberar o trânsito de veículos pelo local hoje, dia 27, a partir das 7h. Para garantir segurança aos condutores de veículos, a velocidade máxima permitida no elevado é de 40Km/h e será controlada por radar.
Com as mudanças de trânsito no local, os condutores de veículos que estão na Marginal Direita e querem continuar no sentido Jardim Morada do Sol, terão que seguir pelo elevado. O mesmo também deverá ser utilizado pelos motoristas que querem fazer o retorno à Marginal Esquerda, pela nova alça de acesso construída no local.
As faixas laterais ao viaduto, na Marginal Direita, darão acesso apenas à Avenida Manoel Ruz Peres, sentido bairro João Pioli.
Os condutores de veículos que estão na Rua Soldado João e passam por baixo do elevado no sentido João Pioli, terão acesso direto à Avenida Manuel Ruz Peres e também poderão virar à esquerda para acessar a Marginal sentido Jd. Morada do Sol ou a Rua João Giaquinto.
O projeto do elevado foi elaborado pela Secretaria de Obras e Vias Públicas e conta com três faixas de rolamento posicionadas à esquerda da Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita, e passagem livre para quem segue no sentido da Avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol. Demais adequações do trânsito ainda serão realizadas.
O viaduto tem 385,70 metros de extensão, entre acesso e elevado, e foi construído utilizando o sistema de terra armada, que não deixa vãos nas laterais da pista. A pavimentação englobou uma área de 2.291,04 m2, mais 507,37 m2 do acesso. O trecho de terra armada é de 1.428 m2, com uma estrutura aérea de 355,67 m2.
A construção do elevado recebeu investimentos em torno de R$ 5,3 milhões, adquiridos pelo município por meio de um financiamento do Governo Federal dentro do Programa Pró-Transporte, com recursos do PAC II (Programa de Aceleração da Economia).
Para a construção da alça de acesso na sequência do elevado a Prefeitura usou recursos e mão de obra próprios.
O Prefeito Nilson Gaspar (MDB) reforçou que essa obra vai melhorar bastante o fluxo de veículos desse cruzamento, que já apresentava problemas. “O elevado foi projetado para esse cruzamento justamente porque Indaiatuba está crescendo nessa direção da cidade, e o volume de veículos no cruzamento tende aumentar cada vez mais”, justificou.

Revitalização
Todo o trecho do Parque Ecológico no entorno do elevado e da nova alça de acesso foi revitalizado. “Além do paisagismo e da iluminação, essa parte do Parque, em frente ao bairro Jardim Tancredo Neves, ganhou uma Academia ao ar livre e duas quadras de basquete no modelo americano, igual a que instalamos na Pista de Skate. As quadras de areia e o playground que já existiam nesse trecho, também foram revitalizados”, avisou o prefeito. “Estamos melhorando o trânsito e também nossos espaços para a prática esportiva e o lazer da nossa população”, completou.
Até o espaço no Parque que é utilizado aos domingos para a feira de carros usados, recebeu benfeitorias. O local foi pavimentado e as vagas de estacionamento dos veículos foram demarcadas para melhor organização do espaço.
A revitalização resultou de um trabalho conjunto das Secretarias de Obras e Vias Públicas e de Urbanismo e do Meio Ambiente.