Prefeitura assina Convênio para Ações Integradas Guardas Civis

Parceria visa trazer segurança e redução da criminalidade na região

texto: Luciano Dibalbino • Foto Jornal Nova Metrópole

As Guardas Civis de Indaiatuba, Campinas, Elias Fausto, Itupeva, Monte Mor e Salto assinaram Termo de Convênio para Ações Integradas entre as Guardas Civis destas cidades, proposto por Indaiatuba, em momento histórico para a região. A assinatura aconteceu no Plenário da Prefeitura de Indaiatuba na manhã de quarta-feira (17), quando o prefeito Nilson Gaspar (PMDB), recebeu representantes dessas cidades.
A proposta dessa iniciativa é a cooperação entre os Municípios com vista ao desenvolvimento de ações preventivas integradas, conforme a Lei Federal nº 13.022/14 que é o Estatuto Geral das Guardas Municipais, com a finalidade de possibilitar a realização de prevenção primária da violência e a proteção em que fazem divisa entre cidades. O Convênio visa a troca de informações entre as Guardas, o compartilhamento de dados, operações integradas e policiamento nas divisas de interesse comum.
O prefeito de Indaiatuba falou sobre essa ação. “Esse Projeto de Segurança envolve seis cidades somando o efetivo, serão 1,3 mil guardas envolvidos em ações conjuntas. Chegamos ao entendimento de unir forças para fazer um patrulhamento melhor e diminuir também o tráfico de drogas na região. Esse Convênio é importante e vai servir de exemplo para o Estado e ao Brasil. Vamos unir forças para o combate da criminalidade, trazer mais segurança para nossa região. Isso é um diferencial e um marco”, enfatizou.
Gaspar também lembrou que em conversa com o prefeito de Campinas e demais cidades, chegaram ao entendimento de unir forças para fazer melhores patrulhamentos e ações conjuntas entre as cidades para que o índice de criminalidade, inclusive o tráfico de drogas fosse reduzido.
Alexandre Guedes, Secretário de Segurança Pública de Indaiatuba explicou que a Guarda da cidade já trabalha de forma integrada. “Temos problemas locais e podemos um ajudar o outro. Em cada região temos problemas específicos e agora podemos fazer ações integradas. Os comandos das Guardas devem se reunir para fazer o Plano de Trabalho. Nós já trabalhamos de maneira integrada com a Crim (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), que visa o monitoramento de inteligência online. Esse Convênio é para operações em conjunto e integrar as Guardas. Esse é o embrião de uma Guarda Metropolitana e só assim vamos combater o crime, unindo nossas forças”, explicou Alexandre.
Os prefeitos da região fizeram uso da palavra. “Esse é um dia histórico para nossa região. Independentemente da Região Administrativa, temos que nos unir pelo tema e fizemos esse Convênio para melhorar o atendimento à população”, disse o prefeito de Salto, Geraldo Garcia. Já o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Dr. Luiz Augusto Baggio, comemorou a assinatura do Convênio e disse que é preciso que as cidades sirvam de exemplo para as forças policiais e apresentem soluções à população.
O prefeito de Monte Mor, Thiago Assis falou sobre a importância do trabalho de Segurança realizado pelos municípios. “Esse termo é um grande avanço e é o pontapé inicial para um trabalho muito maior”, ressaltou. Maurício Baroni, prefeito de Elias Fausto lembrou que o termo engloba cidades de regiões diferentes e que o fato é para comemoração. “Temos quatro regiões aqui representadas e isso é muito bom. Vamos organizar um trabalho em conjunto que traga benefícios à população de todas as cidades envolvidas. Mais uma vez Indaiatuba tomou a frente e realizou esse Convênio”, sublinhou.
As Guardas Civis destas cidades agora trabalhando de forma integrada formarão um efetivo de 1,3 mil homens, sendo que o efetivo de Campinas é composto por 732 guardas civis, Indaiatuba possui 266, Monte Mor 64, Elias Fausto 25, Salto 140 e Itupeva 73.

Foto Eduardo Turati – RIC/PMI

Estiveram presentes nesse encontro o deputado Estadual, Rogério Nogueira; o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes; o prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni; o secretário de Segurança Pública de Elias Fausto, Marcelo Masaharu; o prefeito de Monte Mor, Thiago Giatti Assis; o secretário de Segurança Pública de Monte Mor, Adelício Paranhos; o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia; o secretário de Defesa Social de Monte Mor, Dr. Mário Gilmar Mazetto; o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Dr. Luiz Augusto Baggio; o chefe Administrativo da Guarda Civil de Itupeva, o Inspetor Reinaldo Saraiva.