Prefeito faz parte do encontro combate às drogas

Autoridades e diretores de escolas estaduais participam

Foto: Giuliano Miranda – RIC/PMI

Na terça-feira (14), às 9h, na Sala Takashi Watanabe, no Ciaei, o prefeito Nilson Gaspar (MDB), participou do terceiro Encontro realizado em conjunto com as Secretarias de Segurança, Educação, Governo, Família e do Bem Estar Social, com os diretores das 21 Escolas Estaduais do Município.
O capitão do 47º Batalhão da Polícia Militar, Paulo Bueno Junta Junior, o delegado Danilo Amâncio Leme, do 1º Distrito Policial de Indaiatuba e a dirigente Regional de Ensino da Região de Capivari, Deise Regina de Godoy, participaram da reunião. O objetivo do Encontro foi ouvir as necessidades dos diretores para ajudar no combate às drogas e saber se as ações propostas nos Encontros anteriores auxiliaram o trabalho dos educadores.
“Esta reunião é muito importante, pois a questão das drogas é um problema nacional, e só vamos conseguir minimizar unindo as forças. Temos que olhar a cidade como um todo, não como responsabilidade do município ou estado. A maior obra da minha gestão são as pessoas, por isso invisto na Educação, Cultura, Esporte e Social. Retomamos o Papo Jovem na semana passada, tenho ouvido essa garotada, que tem muita proposta boa para nós. Foi no Papo Jovem que criamos o Juventude Esportiva, projeto que oferece atividades esportivas para os adolescentes de 15 a 21 anos. Antes só tinha o Esporte Cidadão que atende até os 14 anos. Temos que ocupar o tempo dos jovens com atividades produtivas, assim o fantasma das drogas vai ficando mais distante”, conclui Gaspar.
A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, deu boas-vindas e agradeceu a presença de todos. O secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes, juntamente com o secretário-adjunto, Sandro Bezerra de Lima, e a comandante da Guarda Civil, Marilsa Souza, participaram do Encontro para ouvir as demandas e traçar estratégias voltadas para coibir o tráfico no entorno das escolas.
Foi relatado que a intensificação da Ronda Escolar nos horários de entradas e saídas das escolas ajudou a inibir ações indesejadas, mas ainda precisa melhorar. O capitão Bueno sugeriu criar um grupo de whatsApp entre ele e os diretores para construir um relacionamento mais próximo e assim conseguir distinguir os chamados mais importantes. “Pretendo visitar as escolas para conhecer a realidade de cada uma. Fazemos o melhor que podemos dentro da condição que o Estado nos dá para trabalhar. Essa proximidade irá permitir agir de uma maneira mais eficaz”, conta o capitão.
A coordenadora da Comissão Municipal de Erradicação do trabalho Infantil, ligada a Secretaria da Família e do Bem Estar Social, Angela Castilho, falou que a Secretaria possui uma equipe multidisciplinar para ajudar nas demandas que os diretores precisarem.
Para encerrar o Encontro, o secretário de Governo, Renato Stochi, falou das ações que o Programa Viver realiza junto às escolas.