Prefeito Dr. Custódio Tavares encerra primeiro ano de gestão com 70 obras

O prefeito Dr. Custódio Tavares fecha o primeiro ano de sua gestão com mais de 70 obras, sendo 40 delas já concluídas e outras 31 obras em andamento. Os números envolvem projetos executados pelas secretarias de Obras e Vias Públicas, Planejamento Urbano e Engenharia, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). Entre as novidades do balanço de Obras de 2025 está o início da implementação da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Para o prefeito, o saldo de obras de 2025 mostra um avanço em projetos de infraestrutura que ampliam e qualificam a oferta de serviços públicos em áreas essenciais. “Este ano avançamos em importantes obras de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Ampliamos e modernizamos serviços em Saúde, Educação e Assistência Social, garantindo mais atendimento e melhores espaços para as famílias. Na Mobilidade Urbana, realizamos intervenções que deram mais segurança e fluidez ao trânsito”, comemorou. “Investimos também em Saneamento Básico, fortalecendo o abastecimento e a preservação ambiental. E, nas áreas de Esporte e Lazer, revitalizamos e criamos novos espaços de convivência. Cada obra entregue reflete nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade e com o bem-estar de todos”, resumiu.

Sacha Ueda


A grande novidade deste ano foi o início da implementação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana no mês de novembro, com a apresentação de Diego Santos Vido Faria para o comando da Pasta. O novo secretário é servidor de carreira licenciado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e possui 16 anos de experiência na área de gestão de trânsito e mobilidade urbana.

Obras viárias
Ainda sob a competência da Secretaria de Obras e Vias Públicas, Indaiatuba recebeu importantes obras viárias este ano, entre elas a conclusão da alça de retorno construída na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Morada do Sol. A obra integra o projeto de revitalização do Parque Ecológico no trecho entre a avenida Ário Barnabé e a rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80), ajudou a desafogar o trânsito nos cruzamentos das marginais do Parque com a avenida Ário Barnabé e também com a Rua 80, que são trechos que registram fluxo intenso de veículos.
Em março, a Prefeitura iniciou a obra de pavimentação das ruas Maritaca, Bico de lacre e Guarita, no Recreio Campestre Internacional Viracopos, zona norte da cidade. As três vias somam 2,3km de asfalto e um investimento aproximado de R$ 4,1 milhões com recursos próprios. A Rua Guarita foi a primeira a ser pavimentada, e os trabalhos continuam por lá.
A pavimentação também chegou à rodovia Lix da Cunha, em um trecho de 1,1 km em frente ao Jardim Brasil, atendendo a um pedido antigo dos moradores do bairro. A obra foi concluída em agosto.
Este ano, os recapeamentos beneficiaram mais de 17 km de vias dentro do Plano Municipal de Recapeamento e com obras de convênio com o Governo do Estado e parcerias com empreendedores locais. O recape mais recente está em andamento na Estrada do Sapezal e Avenida Windsor Park, na região do bairro Chácaras Alvorada, que somam três quilômetros de asfalto.
Na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, logo no início de 2025 foram recapeados 1.866 metros de asfalto nas Marginais Direita e Esquerda, entre a Avenida Ário Barnabé e Rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80). Na sequência, um convênio firmado com o Governo do Estado por intermédio do deputado estadual Rogério Nogueira garantiu mais 2.600 metros de asfalto recuperados em mais um trecho da Fábio Roberto Barnabé, na altura do Jardim Esplanada II, e da avenida Francisco de Paula Leite.
Dentro do Plano Municipal de Recapeamento, que é feito com mão de obra e recursos próprios, também foram recuperados trechos das ruas Dr. Renato Riggio; Adaísio Giron; Hermínio Steffen; João Martini; Francisco Xavier de Almeida e Vicente de Genaro.
Os trabalhos de recape e da Operação Tapa-Buracos ganharam reforço em 2025 com a modernização de maquinários. Desde de setembro a Secretaria de Obras e Vias Públicas está utilizando um novo equipamento para transportar massa asfáltica quente, o que garante mais durabilidade do reparo, reduz perdas de material e gera mais economia aos cofres públicos.

Nova via
Em julho foi concluída a nova via de interligação do Jardim Pau Preto à Marginal Esquerda da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. A interligação foi feita pela confluência das ruas Hércules Mazzoni e Almeida Júnior, paralela à Rua das Orquídeas.
As reformulações de trânsito foram iniciadas em fevereiro, pelo cruzamento da avenida Manoel Ruz Peres com avenida Padre Arthur Lupurini Sampaio, que também inclui a instalação de um sistema semafórico no local. No mesmo mês foram realizadas mudanças no acesso ao Distrito Industrial, com a duplicação da faixa de rolamento no início da rua Antônio Barnabé, o que garantiu mais fluidez aos trechos.

Vargas
Em novembro, a Secretaria de Obras e Vias Públicas concluiu a reformulação viária na Avenida Presidente Vargas, com a abertura de um retorno no canteiro central da avenida e com mudanças de direção de via, para melhorar e tornar mais seguro o acesso à Vila Homero. A equipe de Obras ainda deve concluir nos próximos dias a reformulação de trânsito na avenida Fábio Ferraz Bicudo, com a desativação de uma rotatória e a criação de ciclovia e bolsões de estacionamento no canteiro.
No total, foram instalados cinco novos semáforos, incluindo a confluência da Manoel Ruz Peres com Padre Arthur Lupurini Sampaio; o cruzamento da rua Humaitá com Quinze de Novembro; e o Cruzamento da 24 de Maio com Ademar de Barros.
Outro trabalho iniciado em março deste ano foi a recuperação dos antigos sarjetões da cidade, com o objetivo de melhorar tanto a função de escoamento de água como a mobilidade urbana. Já foram reconstruídos 11 sarjetões localizados no Jardim Morada do Sol, Centro, Jardim Regina e Jardim Primavera.
Em outubro, a Prefeitura iniciou um estudo voltado ao planejamento e gestão do trânsito. O objetivo é acompanhar o comportamento viário em pontos estratégicos da área urbana para identificar problemas de fluidez de veículos e riscos de acidentes, e planejar soluções possíveis para a resolução dos conflitos.
Para completar, a Prefeitura construiu uma nova ponte do Mirim, resolvendo um problema antigo na divisa de Indaiatuba e Campinas; reconstruiu a Ponte do Berdu, utilizando material mais resistente a grandes volumes de chuvas, e também reconstruiu as travessias do Parque Ecológico do Buru, dando mais segurança aos usuários do espaço.

2026
Sobre os projetos para 2026, o prefeito Dr. Custódio Tavares já adiantou que terá bastante novidade boa na área de mobilidade urbana. Está em andamento a implantação de tecnologia de semáforos inteligentes para melhorar o fluxo do trânsito em pontos de grande circulação de veículos, o projeto do novo elevado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nas proximidades do Colégio Objetivo, já está ficando pronto, e também foram iniciados estudos de viabilidade para a construção de um túnel interligando as marginais do Parque Ecológico, no cruzamento com a avenida Fábio Ferraz Bicudo.