Prefeito anuncia melhorias no transporte

Renovação da frota e otimização das linhas estão entre as novidades  Giuliano Miranda  RIC/PMI
Renovação da frota e otimização das linhas estão entre as novidades
Giuliano Miranda RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) anuncia uma série de ações com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte coletivo do município. As medidas anunciadas incluem a renovação da frota de ônibus, reestruturação de linhas, implantação de novos pontos de recarga de bilhetes eletrônicos e aumento do tempo do cartão integração para 60 minutos.
Gaspar ressaltou que oferecer um transporte público de qualidade é um dos focos de sua gestão e um compromisso assumido com a população em campanha. Desde que assumiu a Prefeitura, há pouco mais de 50 dias, vem analisando essa questão do transporte público na busca de soluções possíveis, mas com muito cuidado para não tomar decisões precipitadas.
A renovação da frota foi o primeiro ponto apresentado pelo prefeito. “Até maio a empresa se comprometeu em trazer 20 ônibus 0Km para Indaiatuba. Antes disso, até abril a empresa substituirá 14 veículos fabricados em 2008/2009 por carros com ano de fabricação de 2010 e 2012”, disse. Hoje a empresa oferece uma frota de 64 veículos, sendo 59 operacionais e cinco veículos de reserva técnica.
Outra novidade anunciada pelo prefeito será a implantação de 20 novos pontos de recarga do bilhete eletrônico até junho deste ano. Os pontos atenderão os bairros Parque Presidente, Parque Residencial Indaiá, Jardim Morada do Sol, Jardim Paulista I, Jardim Califórnia, Jardim Santa Cruz, Itaici, Jardim Monte Verde, Vila Georgina, Centro, Jardim Esplanada, Jardim Tropical, Vila Bérgamo, Jardim Hubert, Parque Residencial Campo Bonito e no novo Terminal Rodoviário em construção no Jardim Belo Horizonte. “Hoje a empresa oferece apenas um ponto de recarga localizado na Rua Siqueira Campos, no Centro da cidade”, explicou.
Gaspar anunciou, ainda, que até maio a empresa se comprometeu em aumentar o tempo do Cartão Integração de 35 para 60 minutos.
Para diminuir o tempo de espera que está entre as principais reclamações dos passageiros, o prefeito informou que será realizada uma reestruturação de linhas, que é uma ação prevista no Plano de Mobilidade Urbana de Indaiatuba, que está em fase de conclusão.
Questionado sobre a previsão de reajustes no valor da passagem, diante dos investimentos que serão feitos pela empresa, Gaspar informou que não existe qualquer previsão e que a Prefeitura não tratará desse assunto com a empresa até que se resolvam os problemas relacionados ao transporte coletivo no município.