Pratos com recheio de saúde

Alimentos são responsáveis por 80% da saúde da população

matéria: Elisa Clavery | foto: divulgação
matéria: Elisa Clavery | foto: divulgação

Preparar um prato equilibrado pode fazer toda a diferença na hora de cuidar da saúde. Mas engana-se quem pensa que uma dieta saudável serve apenas para fazer as pazes com a balança: com os alimentos certos, é possível melhorar o desempenho dos olhos, cabelos, rins, pulmão, coração e até do cérebro.
“A alimentação é responsável por 80% da saúde, mas nem todo mundo repara nisso”, alerta o doutor especialista em medicina natural Márcio Bontempo, que vai ministrar um curso sobre o tema no próximo fim de semana no Rio de Janeiro.
Para o bom funcionamento do intestino, o ideal é investir em alimentos ricos em fibra. Cereais como aveia, chia e linhaça ajudam na concentração do bolo fecal e são recomendados para quem tem prisão de ventre, diz o nutrólogo Rafael Iazetti, que alerta para os benefícios de alguns alimentos para o cérebro: “estudos recentes já mostram que frutas oleaginosas, como castanha-do-Pará e nozes, ajudam na prevenção de doenças crônicas degenerativas, como Alzheimer e mal de
Parkinson.
Já para cuidar do coração, alguns alimentos podem até surpreender. Se comidos com equilíbrio, o chocolate amargo e a pipoca podem prevenir doenças cardíacas.
“O cacau é rico em antioxidantes que diminuem a formação de placas de colesterol”, afirma Marcelo Sobral, cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo: “e a pipoca contém até três vezes mais polifenóis que o feijão, que melhoram a elasticidade dos vasos.
Comum nos aperitivos, a azeitona verde pode facilitar o funcionamento do pulmão: “rica em antioxidantes, ela favorece a distribuição de oxigênio nas hemácias, explica Bontempo.

18---Alimentação