Posto de Emissão de Passaportes está com os dias contados

Autoridades se mobilizam para manter o serviço

Esta semana uma situação curiosa chamou atenção da população e dos comerciantes, o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal localizado no Polo Shopping Indaiatuba emitiu um aviso informando que as atividades do local se encerram no dia 29 de junho. A partir desta data, pessoas que precisam retirar o passaporte terão que se dirigir ao posto de atendimento localizado no Aeroporto de Viracopos.
O empresário João Grácia, proprietário de uma loja, comentou que o posto atrai pessoas de fora da cidade e movimenta o comércio local. “Recentemente uma pessoa de Mombuca veio fazer o passaporte e acabou fazendo uma grande compra em minha loja, ou seja, indiretamente nós nos beneficiamos desse serviço”, afirma.
O prefeito Nilson Gaspar tomou ciência do fato e já fez contato com o deputado Estadual Rogério Nogueira para intervir na situação. Ao mesmo tempo, o prefeito solicitou a elaboração de um Ofício para enviar à Polícia Federal pedindo a manutenção do serviço na cidade, pois considera um importante atendimento à população.
Em resposta ao prefeito da cidade o deputado estadual Rogério Nogueira se sensibilizou com o caso e deixou claro que tomará providências imediatas para manter o serviço. “Já me comprometi em fazer todo o esforço possível para manter esse importante serviço à disposição na cidade de Indaiatuba”, disse.
Também se comprometeu a ajudar no caso o presidente da Câmara de Indaiatuba, Hélio Alves Ribeiro, que entrou em contato ontem (7), com a Receita Federal em Campinas, solicitando informações sobre o fechamento do Posto. “Acredito que esse fechamento irá acarretar alguns problemas aos moradores de Indaiatuba e nos colocamos à disposição, no sentido de dialogar e, quem sabe, evitar que isso ocorra”, afirma o vereador. O edil aguarda novo contato da Receita, uma vez que solicitou uma reunião para debater o assunto. “Se necessário, levaremos essa pauta para o Parlamento da Região Metropolitana, uma vez que o Posto é de interesse também de moradores dos municípios vizinhos”, lembra Hélio. O vereador é presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas que reúne 20 Municípios e busca, em suas reuniões mensais, soluções para os problemas que afetam o conjunto desses Municípios.
A equipe do Jornal Nova Metrópole®/Exemplo® entrou em contato com as assessorias da Polícia Federal e do Polo Shopping Indaiatuba para obter mais informações, porém, até o fechamento dessa edição não houve resposta. Continuaremos apurando os fatos.