Por que as pessoas sentem tanta necessidade de se expor nas redes sociais?

Daniela Pioli
Psicoterapeuta – CRP: 06/57744-0

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As redes sociais para muitos viraram um diário, onde são escritos seus desejos mais íntimos e pensamentos, não havendo discriminação entre o público e o privado.
A grande questão das redes sociais é a autoaceitação. As pessoas querem ser aceitas e mostrar a ‘vida maravilhosa’ que vivem postando fotos lindas e editadas. Mas na verdade, em muitos casos, o perfil e as postagens só escondem o desejo de se sentir importante, reconhecido, amado e valorizado pelo outro. Ao ter o apoio dos ‘amigos’ alimenta mais esse desejo de se expor, de se sentir grande acreditando que quanto mais postagem mais reconhecimento social haverá. É como se fosse um espelho para o narciso, ou seja: quanto mais eu posto, mais sou visto, sou admirado e invejado!
A pessoa que busca aprovação sistemática e contato pessoal em excesso pode fazer com que outros a evitem, pois rapidamente se torna inoportuna pela falta de habilidade em lidar com suas questões pessoais. Quem se expõe em excesso tem suas consequências, como relacionamento afetado pelos ciúme e fofoca além do prazer instantâneo de, falar de si mesmo representando um mundo por vezes irreal.
É importante refletirmos: com qual objetivo usamos a rede social? É necessário ter bom senso e não fazer da própria vida uma vitrine.