Perca peso em apenas 5 minutos

Revolução do Emagrecimento oferece vídeos gratuitos com treinos

Vinícius Possebon e Gianne Albertoni divulgam o projeto Foto: fotos: divulgação | texto: Camilla Muniz
Vinícius Possebon e Gianne Albertoni divulgam o projeto
Foto: fotos: divulgação | texto: Camilla Muniz

Com apenas cinco minutos diários de exercícios, cinco vezes por semana, é possível transformar a saúde e perder peso. Pode ser difícil de acreditar, mas essa é a tese defendida pelo projeto Revolução do Emagrecimento, criado pelo preparador físico Vinícius Possebon. Até o dia 2 de outubro, a campanha vai oferecer gratuitamente treinos em vídeo, que podem ser feitos em qualquer lugar, usando só o peso do corpo. A modelo e atriz Gianne Albertoni é uma das apoiadoras.
Vários estudos já mostraram que 2 a 21 minutos de atividade física de alta intensidade são tão eficazes para emagrecer quanto 30 a 50 minutos, porque ativam as mesmas enzimas que induzem a remoção de gordura – explica Vinícius Possebon: – O objetivo do projeto é desafiar as pessoas a dedicarem só cinco minutos do dia aos exercícios, para começarem a obter benefícios à saúde, como melhora do condicionamento cardiovascular e ganho de força muscular localizada.

Médico precisa liberar
Os treinos mostrados nos vídeos da campanha consistem em uma mistura de atividades de alta e baixa intensidades. Por exemplo: por 20 segundos, a pessoa executa agachamentos com saltos e, nos dez segundos seguintes, faz uma corrida parada para dar tempo de o corpo se recuperar do esforço. Ciclos deste tipo são repetidos ininterruptamente de oito a dez vezes, até que se completem os cinco minutos.
“Emagrecer com apenas cinco minutos de exercícios por dia parece algo mágico, mas não é. Os movimentos são simples, mas não são fáceis, porque fadigam muito. A vantagem é que, quanto mais forte é o estímulo, mais o organismo precisa trabalhar para restabelecer o estado de equilíbrio, e isso resulta em adaptação”, afirma Possebon: “‘qualquer um está apto a praticar atividade física de alta intensidade, porque o treino é adaptado para níveis iniciante, intermediário e avançado, mas é preciso consultar um médico antes”.
Segundo o conselheiro do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região, Eduardo Netto, a ‘grande sacada’ dos treinamentos de alta intensidade é deixar o metabolismo acelerado mesmo após os exercícios, o que permite que mais calorias sejam gastas no restante do dia.

Reinaldo pelegrino
Géologo, 59 anos, que aderiu a exercícios intensos

Trabalhava embarcado em plataforma de petróleo e ficava muito tempo comendo, praticamente sem atividade física. Cheguei aos 117kg e já não conseguia mais me mexer direito. Tomar banho e amarrar sapatos se tornaram tarefas difíceis. Fiquei preocupado e comecei a estudar sobre saúde, até que conheci o método do Vinícius Possebon. Em quatro meses, perdi 40kg de gordura e ganhei 10kg de músculos. Passei anos fazendo academia, me matando na esteira, mas não conseguia muitos resultados e desistia. Os exercícios de alta intensidade, além de me fazerem queimar gordura rapidamente, me deram uma energia tão grande que, hoje em dia, deixo o carro e vou de bicicleta a qualquer lugar.

NM260915_18