Pensamentos & Reflexões já parou para pensar se você toma atitudes que te prejudique?

Daniela Pioli
Psicoterapeuta – CRP: 06/57744-0

Muitas vezes é um ciclo e você nem percebe. É algo que almeja, mas lá no fundo, acha que aquilo é bom demais. Assim, começa a se autossabotar antes mesmo de experimentar uma situação.
Você inventa uma desculpa para não conseguir realizar uma tarefa difícil. “Não tive tempo”, “é muito difícil para mim”…se faz de vítima da própria vida sem ao menos tentar.
A pessoa tem a sensação de que a vida não flui. Esse tipo de comportamento acontece em quase todos os âmbitos da vida: Trabalho, Estudos, Relacionamentos, Saúde… Mas dá para contornar esse comportamento?
O primeiro passo é reconhecer o padrão que você criou para viver assim.
Se permitir que cada situação desagradável se torne o foco que define sua percepção das coisas, verá o mundo de forma negativa e distorcida. E, se permitir isso, corre o risco de ficar parado em um mesmo lugar por anos, por estar convencido, por exemplo, de que não tem por onde crescer ou
mudar!
Muitas vezes, por exemplo, o interesse por alguém pode parecer até uma loucura. Sim, expressar as suas emoções por alguém, faz com que você se torne um pouco ’vulnerável’, mas não há nada errado com isso. Batalhar para ser feliz tem um preço.
Não é legal suportar a vida e sim desfrutá-la. Quando nos conformamos com menos do que desejávamos inicialmente, destruímos as possibilidades que vivem dentro de nós e é como trair a nós mesmos, o nosso potencial.