Os homens sentem medo

ENVELHECER

Pesquisa mostra que homens veem a velhice como ameaça, mas não se cuidam

O Brasil caminha a passos largos para o envelhecimento. A estimativa do IBGE é de que 25,5% da população brasileira terá mais de 65 anos em 2060. Apesar de ser uma realidade logo ali na frente, pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em São Paulo (SBGG-SP), em parceria com a Bayer, aponta que 52% dos homens cariocas enxergam a velhice como uma ameaça. Isso não significa, no entanto, que eles se preparem para ela. Muito pelo contrário.

O câncer de próstata é o tipo mais incidente da doença em homens e tem no envelhecimento um fator de risco. Mas 40% dos entrevistados admitiram que nunca fizeram o exame de toque retal, sendo que 36% alegaram “não gostar ou achar pouco másculo”.

“É preocupante. Existe um preconceito na população com exames de rastreamento de câncer de próstata. Isso precisa mudar. O exame de toque retal dura poucos segundos, não tira a masculinidade de ninguém”, orienta Fabio Schutz, oncologista do Hospital Beneficência Portuguesa.

A médica geriatra Maisa Kairalla, membro da SBGG-SP, lembra que, embora o Brasil esteja caminhando para se tornar uma nação envelhecida, ainda há despreparo: “A grande maioria de nós certamente irá envelhecer. Isso deve ser esperado por nós. A maneira como nos prepararmos para isso será definitiva para que cheguemos bem à velhice”.

Prevenção
Outro dado que preocupa é que muitos homens têm a crença equivocada de que o exame de toque retal deve ser feito só quando há sintomas.

“Os exames são preventivos, é essencial que sejam feitos antes de qualquer sintoma. Se chegar ao ponto de o paciente ter sintomas, como dores ósseas, o câncer já estará avançado, com metástase, por exemplo. E é importante enfatizar que a maioria dos cânceres de próstata não apresenta sintomas, o que reforça a importância de exames como PSA (sangue) e toque retal”, diz Fabio.

 

17 - Envelhecer

Texto: Evelin Azevedo/ infoglobo  | foto: divulgação