Orquestra Jovem se apresenta hoje

Concerto acontece no Ciaei com entrada gratuita

Sob a batuta do diretor musical e maestro titular Cláudio Cruz
Sob a batuta do diretor musical e maestro titular Cláudio Cruz

Depois de encantar o público dos Estados Unidos, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo – grupo ligado à Emesp Tom Jobim, Escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura – retorna a São Paulo para realizar dois concertos. Hoje, dia 16, às 19h, o grupo formado por 90 bolsistas com idades entre 13 e 26 anos se apresenta no Ciaei, com entrada gratuita.
O grupo estará sob a batuta do seu diretor musical e maestro titular Cláudio Cruz e recebe o fagotista estoniano Martin Kuuskmann, que fará os solos de Concerto para Fagote e Orquestra, obra que foi escrita pelo seu compatriota Ülo Krigul especialmente para Kuuskmann e que teve sua estreia mundial em julho do ano passado. Com programa único para as duas apresentações, a Orquestra Jovem também vai executar Sinfonia nº 4 de Beethoven e Prelúdios, do húngaro Franz Liszt. A obra do compositor alemão foi escrita em 1806 e é considerada uma das mais formais de Beethoven, mantendo a estrutura clássica de quatro movimentos. A peça composta por Liszt teve sua estreia em 1854 e é o terceiro poema sinfônico de um ciclo de treze peças do gênero.
Antes dos concertos, o músico estoniano Martin Kuuskmann ministra master classes de fagote nos dias 14 e 15, às 14h, na sede da Emesp Tom Jobim, que fica no Largo General Osório, 147, Luz. A atividade, gratuita, com vagas limitadas, será realizada no Auditório Zequinha de Abreu. Para participar, basta acessar o site emesp.org.br e preencher a ficha de inscrição.