Opções para “turistar” em São Paulo. Na cidade, interior e litoral

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) listou 10 lugares pela capital, interior e litoral paulista que são ideais para “turistar”. “O Estado de São Paulo é diverso e oferece atrativos para todos os perfis de viajantes. Além disso, o período de férias é ideal para descobrir as belezas de São Paulo com tempo e tranquilidade”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta. A saber:

Texto : Secretaria de Turismo e Viagens de SP & Fotos: Divulgação
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo: um dos pontos turísticos mais famosos da capital paulista, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. O local conta com um dos maiores acervos artísticos do Brasil e reúne tanto obras conhecidas, com exposições de artistas consagrados, quanto exposições contemporâneas, com artistas da atualidade.
  • Museu de Arte Sacra: de frente à Pinacoteca, está o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), que abriga um dos principais acervos de artes sacras e da religião católica do Estado de São Paulo. O museu faz parte do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, projetado por Santo Antônio de Santana Galvão, o primeiro santo brasileiro. O MAS-SP também participa do Guia Turístico Católico do Estado de São Paulo.
  • Museu da Língua Portuguesa: ao lado da estação da Luz e próximo da Pinacoteca e do Museu de Arte Sacra, está o Museu da Língua Portuguesa, um atrativo turístico que celebra a riqueza do nosso idioma.
  • Museu do Futebol: localizado dentro do Estádio do Pacaembu, na capital paulista, o Museu do Futebol faz parte das Rotas do Futebol SP e conta, por meio de fotos, vídeos, itens raros e salas como o futebol faz parte da cultura brasileira. No ano passado, o Museu foi renovado e ganhou novos conteúdos e salas, tudo isso para ser mais diverso, acessível, inclusivo e divertido.
  • Museu Casa de Portinari, em Brodowski: no interior do Estado de São Paulo, próximo de Ribeirão Preto, está a charmosa cidade de Brodowski, onde nasceu o grande pintor Cândido Portinari.
  • Museu Carde, em Campos do Jordão: para quem é fã de automóveis e de história, o Museu Carde, em Campos do Jordão, é parada obrigatória. Isso porque o local une carro, arte, design e educação e conta a história do Brasil e do mundo através da evolução dos automóveis, apresentando-os como verdadeiras obras de arte. Para isso, o Carde conta com uma coleção de aproximadamente 100 automóveis icônicos e raros, todos funcionando perfeitamente.
  • Aquário de Ubatuba: já pensou em conhecer várias espécies de peixes, descobrir curiosidades sobre a vida marinha, acompanhar a alimentação de tubarões, iguanas e cavalos-marinhos e ainda alimentar pinguins? Tudo isso está disponível no Aquário de Ubatuba.
  • Gibiteca Municipal, em Santos: em Santos, na orla da praia, posto 5, está a Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes”. O local reúne cerca de 49 mil títulos, entre obras infantis, mangás, fanzines (publicação feita de fã para fã, muitas vezes de forma artesanal) e de autores nacionais e independentes. Inclusive, há exemplares em inglês e espanhol e HQs para adultos.
  • Hopi Hari, em Vinhedo: se o objetivo é aproveitar as férias com lazer e muita diversão, a dica é visitar o parque temático Hopi Hari, em Vinhedo.
  • Museu Ferroviário, em Jundiaí: No Museu Ferroviário da cidade, os visitantes têm uma experiência imersiva. Tudo começa na entrada, que simula uma estação ferroviária, com a compra de bilhetes e o som de chegadas e partidas de trens, e se estende até seu interior, onde visitante pode embarcar em “estações” temáticas e ver jornais, fotos, documentos e outros itens ligados à história da ferrovia, como malas, baús e mobiliário das estações.