Obmep abre inscrições | Olimpíada de matemática

Alarm clock with colorful pencils on wooden board against formula background

A primeira fase das provas poderá ser presencial ou remota

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) reabriu as inscrições na segunda-feira (19), após ser adiada devido ao risco de transmissão de coronavírus. Os interessados devem ficar atentos: haverá novidades por causa da pandemia.

As escolas interessadas terão até 30 de abril para se inscreverem e, aquelas que já estavam inscritas poderão atualizar o cadastro até esta mesma data. Caso não tenha nada a ser alterado, a inscrição feita no período anterior (10 de fevereiro a 20 de março) continua válida.

Nesta edição, as provas da primeira fase ficarão disponíveis no site da OBMEP em 30 de junho e as escolas terão até 3 de agosto para aplicar os exames. Serão as Instituições de Ensino que deverão definir como as provas serão disponibilizadas, se haverá grupos e se serão presenciais ou remotas, de acordo com a situação local da pandemia.

As respostas dos alunos classificados para a segunda fase deverão ser enviadas pelos Correios ou por aplicativo entre 1º de julho e 11 de agosto.

O nome dos classificados para a próxima etapa será divulgado em 9 de setembro. A segunda fase da OBMEP será presencial, em 6 de novembro.

A última edição, aplicada em 2019, teve uma questão que viralizou, com o desafio de descobrir a ordem de chegada de cinco participantes de uma corrida
A OBMEP é a maior olimpíada científica do país. Na edição de 2019, foram 18,2 milhões de estudantes, abrangendo 99,17% dos municípios do país, segundo os organizadores.

O objetivo é identificar jovens talentos e promover a inclusão social, já que os medalhistas participam do Programa de Iniciação Científica Júnior, com direito a bolsas de estudo.

Ao todo, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze. Haverá também 51.900 menções honrosas.

A OBMEP foi criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e é feita com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Cronograma da 16ª OBMEP

• Novo período de inscrições: 19 a 30 de abril
• Alteração/atualização da inscrição anterior: 19 a 30 de abril
• Disponibilização das provas da 1ª fase: 30 de junho
• Aplicação das provas da 1ª fase: 30 de junho a 3 de agosto
• Envio das respostas da 1ª fase: 1º de julho e 11 de agosto
• Divulgação dos classificados: 9 de setembro
• 2ª fase: 6 de novembro

Foto: freepik