O que é Contabilidade Digital, na prática?

Conversa com o contador Fabrício Salvaterra do FAS Group

Na prática, Contabilidade Digital é uma forma mais tecnológica de fazer Contabilidade. Ou seja, nada muda em termos de obrigações legais a serem cumpridas. O que realmente se torna diferente é a falta de papelada, como malotes, motoboys e entregas feitas presencialmente.
Tudo passa a ser digital, ou seja, entregue por computador – obviamente, com programas e ferramentas específicas e altamente seguras.
Conversamos com o contador Fabrício Salvaterra, do FAS Group obtivemos informações importantes a respeito da Contabilidade Digital. Segundo ele, apesar de o processo ser muito eficaz, tecnológico e rápido, a ideia é mantê-lo sempre humanizado. “O FAS Group se preocupa em oferecer um atendimento personalizado, diferenciado e sempre focado no problema dos clientes. Como nosso sistema é eficaz, sobra-nos tempo para investir no cliente”, explica.
E é exatamente esse o diferencial do FAS Group: gestão personalizada que deveria ser o foco de qualquer contabilidade.

Contabilidade Digital é mais cara?
Se a Contabilidade Digital é mais efetiva, conta com ferramentas de última geração e ainda é inovadora, ela é mais cara? Ainda segundo Fabrício, é justamente o oposto: “nosso Sistema permite que menos pessoas precisem ser envolvidas nos processos, o que diminui os custos e faz com que o cliente final pague bem menos por isso, sem perder em qualidade de serviço.”
Segundo ele, é possível diminuir até 80% gasto em processamento de informações utilizando as ferramentas certas. Isso significa que a equipe consegue tempo para se dedicar às tarefas mais importantes, como a gestão dos clientes, por exemplo.
“Para Micro e Pequenas Empresas, esse é o modelo que mais tem se mostrado ideal. Ele é rápido, dinâmico e custa menos do que uma Contabilidade Tradicional”, explica Fabrício Salvaterra.

As vantagens em contratar uma Contabilidade Digital
Chegando à conclusão deste texto, afinal, vale ou não a pena pagar por uma Contabilidade Digital ao invés da tradicional. Como falamos ao longo do artigo de hoje, os benefícios para o contador são inúmeros, mas e para o cliente? Separamos alguns:
• Rapidez no recebimento de informações
A Contabilidade Digital é ágil e funciona praticamente em tempo real. Não é preciso esperar o motoboy chegar com o malote ou ter alguém aguardando para fazer esse recebimento. É tudo digital, seguro e armazenado para ser acessado em qualquer lugar.
Para empresas menores, isso pode significar mais agilidade, fluidez nos processos e menos dores de cabeça.
• Atendimento humanizado
Apesar de ser digital, a account ONE trabalha de maneira humanizada, focando na gestão do cliente de uma forma personalizada. A ideia é que a equipe esteja focada no que importa para uma Contabilidade de excelência e não apenas resolvendo problemas burocráticos.
Contratar uma Contabilidade Digital é garantir um atendimento próximo, sem enrolações e altamente efetivo.
• Custo mais baixo
Como explicamos, com a otimização do tempo e menos necessidade de mão de obra, a Contabilidade Digital é perfeita para que o cliente não precise pagar muito por esse serviço e ainda tenha um atendimento de excelência.
Os custos são menores exatamente porque a Contabilidade gasta menos com a equipe, que pode ser reduzida.
Segundo Fabrício Salvaterra, podemos resumir a Contabilidade Digital de uma forma bem simples: “A tecnologia cumpre a burocracia e sobra tempo para o trabalho personalizado, efetivo e de excelência”. É o melhor dos dois mundos e a união perfeita entre tecnologia e trabalho efetivo.
“Tanto para a Contabilidade quanto para o cliente, só há ganhos. Infelizmente, algumas mudanças parecem mais difíceis do que realmente são e muitos clientes se assustam com as novas possibilidades. Mas sabemos que o futuro da contabilidade será digital, cedo ou tarde”, explica Fabrício.

Conclusões
Investir em uma Contabilidade Digital pode ser a melhor maneira de manter seu negócio em dia e com um suporte humanizado. A dica é sempre procurar por contadores que tenham experiência nesse setor e que possam unir a gestão de seu negócio com as tecnologias que vêm surgindo nesse setor.
No fim, o que importa é como o seu cliente é tratado e quais são as ações que tomamos em relação às necessidades dele.