O Dia do Atentado estreia nos cinemas

Filme mostra o atentado à Maratona de Boston

02---O-dia-do-atentado
A versão cinematográfica é sobre a caçada aos autores do atentado, os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev fotos: divulgação

 

Sangue, dor, desespero. “Era um lindo dia para estar em Boston, mas em poucos segundos toda aquela beleza foi dilacerada”. A frase do então presidente Barack Obama descreve o sentimento que tomou conta da festiva capital de Massachusetts logo após o atentado que deixou três mortos e 264 feridos no dia 15 de abril de 2013.
Ao detonar duas bombas caseiras, feitas com panelas de pressão, uma dupla de terroristas devotados à causa islâmica levou pânico à multidão que observava das calçadas a 117ª edição da mais antiga maratona dos Estados Unidos. Ainda que tenha causado algumas baixas, o ataque planejado e executado pelos irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev foi considerado o mais grave em território norte-americano desde a tragédia de 11 de setembro de 2001. Em ‘O Dia do Atentado’, que chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira (11), os bastidores da ação e caçada aos terroristas são reconstituídos de forma eletrizante. E o filme comove por ir além disso.
John Goodman, J.K. Simmons, Kevin Bacon e Michelle Monaghan também estão no elenco, entre outros.
O longa teve a sua première mundial em Los Angeles, e Mark Wahlberg, produtor e estrela do filme, nascido em Boston, afirmou que as expectativas locais eram grandes.
“Eu vou ser responsável, e eles vão me avaliar pelos padrões mais altos, e as expectativas vão além”, disse Wahlberg à agência de notícias Reuters, no tapete vermelho.
O canal de TV a cabo HBO veicula na semana que vem um documentário cujo foco principal é a luta e as dificuldades dos sobreviventes.

16---O-dia-do-atentado-2
Michelle Monaghan e Kevin Bancon também estão no elenco