Novembro Azul realiza ações contra câncer de próstata

Campanha procura abolir o preconceito masculino

Para apoiar a campanha, o Saae iluminou os reservatórios de água Foto: Giuliano Miranda - DCS Saae
Para apoiar a campanha, o Saae iluminou os reservatórios de água
Foto: Giuliano Miranda – DCS Saae

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida à sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado dia 17 de novembro.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Em 2014, o Instituto realizou 2,2 mil ações em todo o Brasil, com a adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas e intervenções em eventos populares.
A Secretaria da Saúde programou para o dia 21, das 9h às 12h, no auditório da Prefeitura, um Simpósio da Saúde do Homem. Serão quatro palestras sobre o tema, ministradas por profissionais renomados, e em parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Mais Vida, que promoverá no dia 27, das 9h às 14h, na praça Prudente de Morais, orientações diversas aos interessados em saber a respeito das formas de prevenção das doenças que podem acometer os homens.
Para apoiar essa ação o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) iluminou os reservatórios do Jardim Morada do Sol e da Rodoviária na cor azul (que simboliza a Campanha).