No espelho, menos é melhor

Cada vez mais mulheres reduzem o tamanho das próteses de silicone

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Ostentar seios grandes e turbinados já foi objeto de desejo de muitas mulheres nos últimos anos. Agora, o ‘menos é mais’ é o padrão que dita as preferências tanto de quem vai colocar silicone pela primeira vez quanto daquelas que já aderiram à moda, mas querem mudar para um visual menos avantajado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, embora não haja estatísticas oficiais, têm aumentado o número de pacientes que chegam aos consultórios pedindo a troca das próteses atuais por outras menores.
“Antes, era raro alguém pedir tamanhos menores do que 300ml. Agora, as mulheres preferem volumes entre 200ml e 250ml. Elas querem algo discreto, que deixa a silhueta mais esbelta”, diz o cirurgião plástico Eduardo Kanashiro, da Clínica
Due.
Assim como seios naturais fartos, próteses de silicone muito grandes trazem prejuízo à postura. Para compensar o peso na parte da frente do corpo, é preciso projetar o tronco para trás, o que acarreta uma sobrecarga nas vértebras. Além disso, mamas excessivamente turbinadas atrapalham a prática de atividade física, sobretudo a aeróbica.
“Há uns dez anos, as mulheres tinham receio do exagero e raramente pediam volumes maiores do que 300ml. Depois, isso mudou, e a maioria queria mesmo mostrar que tinha aumentado. Hoje, a preocupação é com proporção e harmonia”, analisa Kanashiro: “elas, agora, querem ser mignon. O aumento do estilo fitness também contribui. Mamas muito grandes não combinam com a mulher fitness”.
Segundo a cirurgiã plástica Cristiane Todeschini, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as pacientes que mais pedem a troca das próteses de silicone estão na faixa dos 50 anos. Devido à facilidade de engordar com a chegada da menopausa, elas passam a querer tamanhos menores, já que seios grandes dão a impressão de sobrepeso. Outro perfil é o de mulheres que fizeram a primeira cirurgia muito cedo, por volta dos 20 anos, e mais tarde, aos 30, viram as mamas ficarem
caídas.
“O excesso de peso distende os ligamentos dos tecidos que sustentam os seios, explica: a escolha do tamanho das próteses deve ser conjunta, do médico e da paciente, levando em conta as expectativas e a anatomia dela”.

18---Seios