Natação é aliada contra problemas respiratórios

Durante o Festival, alunos do colégio passarão pela troca de toucas Foto: divulgação
Durante o Festival, alunos do colégio passarão pela troca de toucas
Foto: divulgação

Muitos pais, quando a temperatura começa a esfriar, acabam retirando as crianças da natação com medo que se resfriem ou entrem em crises asmáticas. Na verdade, acontece justamente o contrário: a natação melhora, evita e aumenta o intervalo das crises respiratórias.
Segundo Leandro Peres, coordenador de esportes do Colégio Polo E, durante Outono e Inverno o ar fica mais seco e, consequentemente, devido ao frio, acontece a diminuição dos vasos sanguíneos – o que dificulta a respiração. “Os problemas respiratórios como asma e bronquite se agravam nas crianças e adultos e as crises se tornam ainda mais frequentes. Sendo assim é muito importante que pratiquem exercícios físicos para melhorar a circulação e troca gasosa. Nestes casos, a natação é o esporte mais indicado para grupo de pessoas com problemas respiratórios”, destaca.
As propriedades da água colaboram para o tratamento destas doenças. A força que se faz ao empurrar a água ajuda na amplitude de movimento da musculatura das costas, do abdômen, de todo tronco, facilitando a inspiração. A pressão hidrostática, que é a pressão exercida pelo líquido, ajuda na expiração, que é a maior dificuldade do asmático, pois ele se asfixia pela quantidade de ar inspirado, que não consegue soltar. Ela pressiona a musculatura expiratória, esvaziando os pulmões e deixando só o ar residual, o que aumenta a mobilidade do tórax e melhora o sistema cardiorrespiratório.
Segundo Leandro, o único cuidado é em relação ao choque térmico. “É muito importante que se tenha acesso a piscinas cobertas e evite o contato com ar muito frio imediatamente a sua saída. Alguns cuidados devem ser tomados como agasalhar-se para sair da piscina, retirar a roupa molhada e colocar roupa aquecida para voltar para casa”, finaliza.

VII Festival de Natação
Hoje, dia 12, o Colégio Polo E promoverá o VII Festival de Natação, a partir das 9h. Na ocasião, os alunos preparados para a troca de nível, receberão certificados e passarão por uma troca de toucas.
Participarão do evento também instituições convidadas. O objetivo da ação é estimular a prática física e promover a integração social dos alunos do colégio com outras crianças também praticantes da natação.