Museu “Antônio Reginaldo Geiss” participa da

20ª Semana de Museus

10 - Eliandro Figueira RIC PMIA programação reúne exposições, seminários e palestras 

O Museu “Antônio Reginaldo Geiss” – Casarão Pau Preto, vinculado ao departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Museu Ferroviário de Indaiatuba e o Museu da Água que estão participando da 20ª Semana Nacional de Museus. O evento está inserido na Semana Nabor, que integra a programação do Maio Musical.

A programação reúne exposições, seminários e palestras de 16 a 22 de maio. As atrações serão transmitidas on-line pela plataforma google meet. Para participar é necessário realizara inscrição até o dia 15 de maio pelo e-mail: cultura.preservacaoememoria@indaiatuba.sp.gov.br.

O tema trabalhado para esta edição é “O Poder dos Museus” e foi escolhido pelo ICOM (International Council of Museums) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio, com o objetivo de fomentar as discussões do campo museal, além de abrir os espaços para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio cultural desenvolvido no país.

20º Semana de Museus

Segunda (16 de maio)

9h00 – Abertura da exposição itinerante “ Indaiatuba: 191 anos de História” no espaço do Museu Antônio Reginaldo Geiss/Casarão Pau Preto.
Com o tema “Indaiatuba: 191 anos de história”, exposição retrata através de 16 painéis a história de Indaiatuba com parte do acervo iconográfico do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”. Assim, seu intuito é mostrar a comunidade o desenvolvimento da cidade e sua transformação ao decorrer dos anos ao contrastar “Indaiatuba de antes” e “Indaiatuba hoje” por meio de fotografias dos mais variados lugares e acontecimentos que fizeram ou fazem parte da memória da cidade.

15h00 às 16h00 – Palestra Tema: “Gestão de Museus no interior paulista”
O interior paulista é cercado por representações do patrimônio material, ambiental e imaterial que trazem as características dos diversos estágios econômicos que fazem parte da história do estado de São Paulo. Os diversos museus espalhados nestas cidades, trazem além de um amplo acervo material proveniente dessas fases econômicas as características dos municípios que enriquecem ainda mais suas histórias locais. Desse modo, a gestão responsável destes museus faz-se necessária e deve incluir pospostas de amplo acesso a toda a comunidade.
Palestrante: Ms. Vinicius Carlos da Silva

Terça (17 de maio)

15h00 às 16h00 – Palestra Tema: “ Os Museus e a Arte Moderna ”
A ideia desta apresentação é discutir de maneira ampla o processo de formação dos acervos institucionais nos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e São Paulo.
Palestrante: Ms. Ana Carolina Vigorito

Quarta (18 de maio)

15h00 às 16h00 – Palestra Tema: “ Os Museus e a Arqueologia ”
A apresentação tem como objetivo analisar alguns aspectos que circundam os discursos da prática arqueológica, que vão desde o trabalho de campo até a extroversão dos materiais, tais como manutenção ou destruição de memórias, apropriação de territórios e consequente alteração de paisagens.
Palestrante: Ms. Tami Coelho Ocar

Quinta (19 de maio)

15h00 às 16h00 – Palestra Tema: “ Os Museus e o Meio Ambiente ”
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro, em 2012, definiu 17 metas para alcançarmos “um futuro melhor e mais sustentável para todos e todas”. Desde as décadas de 1960 e 1970, o ICOM – International Council of Museums apresenta as instituições museais como vetores de Educação, Cultura e Paz. Além disso, o conceito ampliado de patrimônio é uma das diretrizes do ICOM, que entende os museus como os responsáveis pela conservação, estudo, comunicação e exposição dos testemunhos materiais dos povos e do seu meio ambiente
Palestrante: Profa. Dra. Fabíula Sevilha.

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI