Mito e Verdade sobre vôo

1. Avião pode voar com um motor só?

Verdade. Segundo a VOE Psicologia, os aviões comerciais modernos são equipados com dois ou mais motores que os mantêm no ar em constante movimento, mas caso ocorra uma pane em algum dos motores, o outro assume toda a sustentação da aeronave. 2. O pouso e a decolagem são os momentos mais perigosos? Verdade. Apesar de os acidentes de avião serem raros e não resultarem necessariamente em uma queda – o pouso e a decolagem são os mais perigosos para os viajantes e a tripulação. Esses são os momentos em que os pilotos têm menos tempo de decisão para manobras de emergência, caso elas sejam realmente necessárias.

3. Pássaros podem derrubar um avião?

Talvez. Dependendo do tamanho da ave, é possível que ela cause sérios danos e até derrube uma aeronave, mas isso só aconteceria se o choque fosse no motor ou na turbina com força suficiente para causar estragos nas palhetas, que são as hélices que sugam o ar. Isso faria com que partes do animal e das hélices entrassem no motor, fazendo com que a turbina pegasse fogo e parasse de funcionar, podendo causar um acidente.

4. Celular ligado pode derrubar o avião?

Mito. Apesar de ser um assunto bastante debatido no setor aéreo, um relatório de 2014 da Agência Europeia para Segurança da Aviação afirmou que dispositivos eletrônicos não representam risco para a segurança, e fica a cargo da companhia aérea liberar ou não o uso a bordo. I nclusive há diversas empresas que oferecem serviços de chamadas durante voos. Portanto, fique atento e respeite as normas da empresa aérea que você contratou durante a viagem de avião.