• publicidade

Meta do Saae para 2020 é 100% de esgoto tratado no município

Por Funcionarios AWR
In Cidade
dezembro 13, 2019
0 Comentários
89 Views

DCIM100MEDIADJI_0118.JPG

Autarquia faz balanço de ações em 2019 e destaca conquistas nas redes de água e esgotos

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) teve mais um ano promissor. As obras entregues em 2019 e as ações em andamento, demonstram a cada ano, um salto em gestão e prestação de serviços à população.
Dentre tantas outras, as ações são em relação à aplicação dos melhores e mais modernos métodos visando manter a qualidade da água, à realização de obras para manutenção e ampliação do sistema de saneamento básico do município, ao atendimento de qualidade ao contribuinte, em espaços confortáveis e bem planejados, à implantação de programas e sistemas de informatizados, visando à otimização dos procedimentos internos, à racionalização no uso dos recursos financeiros e na busca de recursos no âmbito Estadual e Federal.
Os investimentos do Saae em 2019 estiveram focados na finalização da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candelo (ETE – MAC), que está em fase de testes e deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2020 e colocará Indaiatuba como uma das poucas cidades do Brasil a tratar 100% de esgoto coletado.
Para o superintendente da autarquia, eng.º Sandro Coral, o Saae encerra 2019 com o dever cumprido e se prepara para iniciar 2020 com novas conquistas. “Em 2019, o Saae deu continuidade na constante ampliação e modernização do sistema, melhorando o abastecimento em regiões próximas aos bairros Jardim América, Moacir Arruda, Itaici, Bela Vista, Europa, além de muitas ações no combate as Perdas, recuperação de nascentes, desassoreamentos do córrego do Barnabé, educação ambiental, sem mencionar as obras que estão em andamento” conclui.
“Em nome do Prefeito Nilson Gaspar, quero agradecer cada funcionário que tornou possível nossas conquistas. Entregamos obras importantes, que atestam a boa administração dos recursos públicos”, agradece o superintendente.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA 
O Saae distribui, diariamente, 65 milhões de litros de água tratada, através de uma rede de mais de 1.040 quilômetros, para 91,5 mil hidrômetros ativos, atendendo a 98,5% da população indaiatubana. Cuidar para que todos tenham acesso à água de qualidade e a coleta e tratamento de esgotos é um trabalho continuo que exige um planejamento bem elaborado e investimentos constantes.

AMPLIAÇÃO
Para atender a todos com qualidade o Saae está constantemente ampliando o sistema de distribuição. Em 2019 foi implantada uma nova adutora de cerca de 3,2 km de extensão, a adutora de 400 mm para melhorar o volume de água e reforçar o abastecimento nos bairros Jd. América, Castelo Branco, Moacyr Arruda, Jd. Sevilha, Chácara do Trevo, Jd. Turim, Bairro Itaici, Portal do Itaici, Jd. Juliana, Jd. Vista Verde, Moradas de Itaici, Villaggio de Itaici, Ch. Recreio Ingá, Jd. dos Lagos, Jd. Panorama Caminho da Luz e parte da Vila Furlan.
Em fase de finalização tem a adutora que vai reforçar o abastecimento na região do Jd. Paradiso, Jd. Bela Vista, Altos da Bela Vista, Jd. Europa e adjacências. Com cerca de 3,9 km de extensão, a adutora de 250 mm irá interligar os Centros de Reservação do Mato Dentro e ao do Bela Vista.
Com o aumento do consumo pelo crescimento populacional, é necessária a implantação de novas adutoras para que os reservatórios consigam abastecer a população.

Redução das perdas
Obras de manutenção e adequação da infraestrutura já existente garantem o atendimento com qualidade e evitam perda de água tratada. Para combater as perdas de água em Indaiatuba, foram substituídos 11.959 hidrômetros antigos, entre janeiro e novembro de 2019; substituídos mais de 20 quilômetros de redes antigas; implantados cinco pontos de medição e automação por telemetria nas captações integrado ao CCO, está sendo realizada a instalação de 30 Macromedidores de Vazão e 30 Sensores de Pressão para a Setorização do sistema de Abastecimento de Água, além das ações de monitoramento e pesquisa de vazamentos visíveis e não visíveis, que diminuiu a perda de 85 milhões de litros de água em 12 meses.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO 100% Esgoto Tratado
A maior obra do SAAE, neste setor, é coletar e tratar 100% do esgoto de Indaiatuba. A adequação e ampliação da ETE – Mário Araldo Candello teve início em março de 2017 teve um investimento de R$ 70 milhões, com recursos próprios da autarquia, sendo que parte do valor será ressarcida pela ANA (Agência Nacional de Águas), assim que a estação estiver em operação. A inovação fica por conta de um moderno sistema de tratamento que possibilitará armazenar e fornecer água de reúso para a indústria da cidade, com um custo em torno de 30% menor do que o atual. Com essa obra, Indaiatuba aumentará ainda mais sua contribuição para a despoluição dos rios Jundiaí e Tietê.

Água de Reuso (EPAR)
A Estação de Tratamento de Água de Reuso visa fornecer água de reuso às indústrias, localizadas no Distrito Industrial de Indaiatuba, pensando na redução do consumo de água potável e aumentando a disponibilidade hídrica.
A intenção é diminuir o volume de efluentes lançados nos mananciais tendo um ganho ambiental e a distribuição de uma água com menor custo do que a potável, uma vez que quase 80% do volume utilizado pelas indústrias requer água com baixo grau de qualidade para diversas utilidades que não envolvem o consumo humano, como instalações sanitárias, resfriamento (sem contato), lavagem de unidades e equipamentos, processo de produção/testes hidrostáticos e irrigação de jardins. Para obter mais informações acessar: https://www.saae.sp.gov.br/projetos-para-industrias/

Indústria Mais Limpa 
O Programa Indústria Mais Limpa segue as diretrizes do Prodes (Programa de Despoluição das Bacias Hidrográficas) que visa a incentivar a implantação de estações de tratamento para reduzir os níveis de poluição em bacias hidrográficas. Também conhecido como “programa de compra de esgoto tratado”, o Prodes paga pelo esgoto efetivamente tratado – desde que cumpridas às condições previstas em contrato (metas de remoção de carga poluidora), das quais o SAAE possui contrato assinado e cronograma de Metas cumprimento. Para obter mais informações acessar: https://www.saae.sp.gov.br/consulta-publica/

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Saae foca no desenvolvimento de uma educação ambiental e na defesa do patrimônio natural e cultural do Município. O Parque do Mirim se transformou em mais um ponto turístico no município e recebe visitantes de várias cidades do Estado, além de sediar inúmeros eventos esportivos, em 2019 foram 54 eventos, entre visitas em grupo, batismo, provas esportivas, entre outros. Cerca de 30 mil pessoas por mês totalizando aproximadamente 350 mil pessoas no período de janeiro a novembro de 2019.
O Parque do Mirim fica em torno da represa do Rio Capivari-Mirim e conta com extensa área verde, parquinho infantil, fonte interativa, campo de futebol, deques para pesca, pista de caminhada/corrida e bicicleta, lanchonete, mirante entre outras opções de lazer. Para obter mais informações acessar: https://www.saae.sp.gov.br/parque-do-mirim/

Museu da Água
Um dos papéis mais importantes do SAAE é a educação ambiental e conscientização da população para a importância da água, visando o desenvolvimento sustentável. Uma ferramenta importante neste sentido é o Museu da Água, reconhecido como uma referência em nossa região. Este ano, até o início de dezembro, o Museu que pilota o Programa de Educação Ambiental “Na Trilhas das Águas” recebeu por semana de 35 a 70 alunos, foram 185 grupos entre escolas e instituições totalizando 8.447 alunos, em um ano 55 mil pessoas visitaram e participaram das atividades do Museu. Para obter mais informações acessar: https://museudaagua.sp.gov.br/

Educa Água
A autarquia também conta com o Programa Educa Água, que tem o objetivo de reduzir o consumo de água nas escolas através de um cronograma de ações desenvolvidas durante todo o ano. Em 2019, aproximadamente 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de ações como: acompanhamento da leitura do hidrômetro para avaliar o aumento e diminuição de consumo, e como verificar um possível vazamento; participação nas Feiras de Ciências com o tema Água e Sustentabilidade, que é abordado nas aulas; apresentação da peça teatral “Sane e sua Turma” e entrega de cartilha sobre o tema.

No planejamento para 2020 estão obras importantes como a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, novos reservatórios, a represa do ribeirão Piraí e investimentos em esgotamento sanitário.

Comentários estão desabilitados