Mercedes-Benz GLA tem retoque discreto

GLA passa por mudanças no visual e chega às lojas a partir de R$ 158.900
GLA passa por mudanças no visual e chega às lojas a partir de R$ 158.900

Três anos após seu lançamento no país, o utilitário-esportivo Mercedes-Benz GLA passa por sua primeira reestilização. Montado em Iracemápolis (SP), o modelo parte de R$ 158.900 na versão Style e tem novos faróis e grade. Além disso, os para-choques foram remodelados e as lanternas trazem mudanças na disposição das luzes.
Por dentro, o miolo do volante agora é arredondado e os comandos no painel central têm detalhe cromado, como no Classe C. Há ainda opções de teto claro ou de tecido bicolor no revestimento dos bancos.
O GLA traz de série partida por botão (mas não há abertura das portas sem uso da chave em nenhuma versão), câmera de ré, sete airbags, pneus runflat e controles de estabilidade, tração e velocidade.
Na versão avaliada, Advance, que custa R$ 175.900, há novas rodas de 18”, faróis full-LED e bancos do motorista com ajustes elétricos e memória.
Assim como a opção de entrada, o GLA 200 Advance traz motor 1.6 turbo flexível, que rende 156 cv e 25,4 mkgf e vem associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. Esse conjunto tem um rendimento no limite ideal. Isso porque, com o carro cheio, exige trocas em alta faixa de rotação para fazer ultrapassagens com segurança.
Nessa situação, o ideal é selecionar o modo esportivo da transmissão, que retarda as trocas naturalmente. Há também um modo econômico.
O câmbio tem mudanças suaves e permite trocas manuais por aletas atrás do volante.
A suspensão bem ajustada não deixa a carroceria deitar nas curvas, mas dá batidas secas quando tenta lidar com buracos e imperfeições do piso. A direção tem boa calibragem.
Por dentro, o espaço é amplo para quatro adultos. Se a opção for levar cinco pessoas, o ocupante do meio do banco traseiro vai sofrer, pois o túnel central alto prejudica a acomodação das pernas.
A ergonomia também agrada, com comandos de fácil acesso. Além disso, os sistemas Android Auto e Apple CarPlay na central multimídia podem ser controlados pelo seletor do carro, posicionado no console.

O GLA traz de série partida por botão, câmera de ré e sete airbags
O GLA traz de série partida por botão, câmera de ré e sete airbags