Mensagens circuladas na internet

Informação sobre suposto desvio no Saae feito por um pré-candidato a prefeito é improcedente

Nesta semana, uma imagem está circulando pelas redes sociais, onde afirma que o Ministério Público descobre desvio no Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), feito pelo pré-candidato a prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, de R$ 3,7 milhões para a empresa Ampla. Na mesma imagem, consta um número de processo para ser consultado no Tribunal de Justiça de São Paulo.
Apurado junto ao Ministério Público de Indaiatuba, a Reportagem do Jornal
Nova Metrópole Indaiatuba
foi informada que este número é referente ao processo que envolve os presos pela operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MP), em conjunto com o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), no dia 22 de junho, onde foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. Neste processo, não tem nada envolvendo licitações do Saae. Porém, o MP afirmou que há investigações em andamento, mas nada específico ao que foi divulgado na internet.
O Ministério Público ainda alerta sobre os cuidados ao receber informações em redes sociais. É importante verificar a veracidade dos fatos, antes do compartilhamento. No caso desta semana, há possibilidades de aproveitamento da situação, devido ao período eleitoral.

prefeito
Segundo veiculado na mídia, teria sido impetrado um novo pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, pela defesa do prefeito licenciado de Indaiatuba Reinaldo Nogueira. A Reportagem do Jornal Nova Metrópole Indaiatuba tentou confirmar a informação com o advogado José Luis Oliveira Lima, mas até o fechamento da edição não obteve respostas.
Leonício Lopes Cruz, pai de Nogueira, teve o segundo pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal de Justiça. Os dois permanecem na Penitenciária de Segurança Máxima de Tremembé.
Os outros dois supostos envolvidos no esquema de fraudes em desapropriações de imóveis, Rogério Soares da Silva e José Eraldo da Silva, preso em Araraquara, também aguardam liberdade. A partir de amanhã, dia 10, ele está autorizado a receber visita, segundo o advogado Arthur Sodré Prado. O pedido de habeas corpus de Josué segue para Brasília.
Adma Patrícia Gallaci e Camila Galacci tiveram as prisões preventivas suspensas na quinta-feira (30).
Segundo as investigações do Ministério Público do Estado de São Paulo, o prefeito e Josué são apontados como chefes da organização criminosa, dirigindo atividades aos comparsas. Das outras pessoas presas na Operação do Gaeco, cada uma delas tinha tarefas definidas dentro do esquema.
Reinaldo Nogueira é alvo de outra ação civil pública, por nepotismo. O político e o secretário de Administração, Nuncio Lobo Costa, são acusados de terem empregado na Prefeitura duas irmãs, o genro e dois cunhados de Costa. As contratações ocorreram entre 2009 e 2011.
Na sexta-feira (1º), o presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Luiz Alberto Pereira, o ‘Cebolinha’, concedeu uma entrevista exclusiva à Reportagem do Jornal Nova Metrópole Indaiatuba, Jornal Exemplo® e TV Exemplo®, para falar sobre os últimos acontecimentos envolvendo o prefeito.
Questionado sobre a posição do Legislativo diante dessa situação, ‘Cebolinha’ afirmou que a Câmara de Vereadores acompanha com muita tristeza, mas sempre respeitando as normas legais. Ele torce para que, o que for de melhor aconteça para a cidade, ou seja, se houver culpados, têm que responder por isso. Se tiver inocentes, têm que ser inocentados.