Meningite é mais comum em dias frios

Doença bacteriana ou viral pode levar à morte

Existem inúmeros causadores, mas cerca de 60% dos casos no país são causados pelo tipo C da meningite meningocócica (bacteriana) foto:divulgação
Existem inúmeros causadores, mas cerca de 60% dos casos no país são causados pelo tipo C da meningite meningocócica (bacteriana)
foto:divulgação

Em épocas mais frias do ano, crianças, adolescentes e adultos estão suscetíveis a contraírem um dos vários tipos de meningite. A doença pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas e fungos. As mais comuns – bacteriana e viral -, dependendo da gravidade, e do tipo, podem levar à morte.
O filho da cantora gospel Eyshila, Matheus Oliveira, de 17 anos, foi a mais recente vítima de uma meningite viral. O jovem morreu na terça-feira, após complicação da doença.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro.
As bacterianas são os casos mais graves, no entanto, a viral também pode causar complicações, como no caso de Matheus.
O infectologista Edimilson Migowski, presidente do Instituto Vital Brazil, explica que existem inúmeros agentes causadores da meningite. Cerca de 60% dos casos no país são causados pelo tipo C da meningite meningocócica (bacteriana).
É uma emergência grave em qualquer idade. O meningococo (uma das bactérias que causam a meningite) tem subdivisões: A, B, C, W, Y. Para o tipo C, mais comum, há vacinas gratuitas. Na rede privada, há vacinas para os tipos ACWY e uma
para o B.
A transmissão acontece pelas vias nasais. O infectologista do Hospital do Fundão Alberto Chebabo explica que os sintomas da doença são dor de cabeça, febre, vômito, náusea e confusão mental.
Para bacteriana e viral, é necessária a punção lombar para retirar o líquido encefálico para diagnosticar o tipo de meningite. O tratamento das bacterianas é por meio de antibióticos. No caso da viral, repouso e
observação.
Para evitar a doença no inverno, os especialistas recomendam evitar aglomerações e lugares fechados, estar em dia com a vacinação e redobrar a higiene das mãos.

despedida

Na noite de terça-feira (14), Matheus Oliveira, 17 anos, filho da cantora Eyshila, morreu em decorrência de uma meningite viral. Na internet, a mãe do jovem lamentou a morte do filho: “O Senhor deu, o Senhor tomou. Um dia nos veremos, Matheus”, escreveu. Matheus ficou internado por seis dias no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, antes de morrer. Ele foi enterrado no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste. O pai de Matheus, Odilon Santos, também usou as redes sociais para expressar a saudade do filho.

08---Miningite-2