Malhar para viver mais feliz

Exercícios que podem ser feitos evitam doenças graves

matéria: Elisa Clavery | foto: divulgação
matéria: Elisa Clavery | foto: divulgação

Passar o dia sentado, no trabalho, pode ser tão nocivo para a saúde quanto fumar. É o que apontam vários estudos feitos em centros de pesquisa internacionais. Para livrar os trabalhadores do sedentarismo, o professor do centro de ciência esportiva, treinamento e fitness Alto Rendimento, na Espanha, Juan Francisco Marco, indicou, em artigo publicado pela BBC Brasil, uma série de exercícios para serem feitos em qualquer lugar. E evitar os efeitos nocivos de passar horas do dia parado.
O sedentarismo pode ser evitado usando medidas simples, como caminhar. Um estudo publicado na revista especializada British Journal of Sports Medicine sugere que as pessoas fiquem pelo menos duas horas por dia em pé. Mas não é o que acontece no dia a dia.
Pesquisa recente do Instituto de Reabilitação de Toronto, no Canadá, chegou à conclusão de que a maioria dos indivíduos passa mais da metade do dia de forma sedentária. A falta de atividade física reduziria a expectativa de vida em cerca de dois anos e aumentaria a possibilidade de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

NM051215_18