Maior ponte para pedestre do mundo é inaugurada | Portugal

10 - Ponte

Investimento na passarela foi de aproximadamente  US$ 2,8 milhões

Escondida entre montanhas repletas de rochas e cobertas de folhagem verdejante e flores amarelas dentro do Arouca Geopark, Portugal inaugurou na quinta-feira, 29, a ponte suspensa de pedestres mais longa do mundo, está localizada a 175 metros acima do Rio Paiva. Com um investimento de aproximadamente US$ 2,8 milhões, o equipamento tem 516 metros de comprimento e levou dois anos para ser erguido.

O português Hugo Xavier tornou-se uma das primeiras pessoas a cruzar a ponte suspensa de pedestres mais longa do mundo. “Ai… lá vamos nós!”, disse Xavier, de 42 anos, ao criar coragem para caminhar pela passarela, ao lado de sua companheira e um guia turístico.

A passarela não é para qualquer um, pois para andar sobre ela é preciso ser segura por cabos de aço e duas torres maciças de cada lado, além de balançar um pouco a cada passo. A paisagem é maravilhosa e calma. “Estava com um pouco de medo, mas valeu muito a pena”, disse Xavier, aliviado, já na outra extremidade da passarela. “Foi extraordinário, uma experiência única, uma descarga de adrenalina”.

Vale destacar que a ponte só abriu para moradores locais na inauguração, porém desde a segunda-feira (3) qualquer pessoa pode agendar uma visita.

Os moradores esperam que a atração ajude a movimentar a região, especialmente após a pandemia de Covid-19.

“É um sopro de ar fresco para nossa terra, porque atrairá mais investimento, mais pessoas”, disse o guia Emanuel, acrescentando que a região está envelhecendo rapidamente à medida que muitos jovens se mudam para cidades grandes. “Ela trará uma dinâmica nova ao Arouca”.

Foto: reprodução