Lei que cria a Depa é sancionada

Crime poderá ser denunciado pela internet

Polícia Civil registra ao menos 21 boletins de ocorrência por dia divulgação
Polícia Civil registra ao menos 21 boletins de ocorrência por dia
divulgação

Na terça-feira (6), o governador Geraldo Alckmin sancionou, o Projeto de Lei 91/2016 que cria a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), que vai atender ocorrências envolvendo animais. O Projeto que passa a ser Lei é de autoria do deputado Feliciano Filho.
A Depa é um portal dentro do site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, ligado às Polícias Civil e Militar. Para fazer uma denúncia, o denunciante deve informar a data do fato e hora aproximada, o endereço, nome ou apelo do responsável pelo crime, classificação do animal, breve relato da denúncia e, se possível, fotos ou vídeos. A Depa criará um canal único no âmbito estadual que fará a distribuição online das ocorrências diretamente às delegacias mais próximas do local dos fatos. Após completada a denúncia, a Secretaria de Segurança Pública terá até 10 dias para entrar em contato com o denunciante informando o andamento da apuração.
O portal também servirá para traçar um mapa estadual da criminalidade contra os animais, elaborando diretrizes para coibir os maus-tratos, punindo de modo exemplar quem comete esses crimes, contribuindo assim, para a diminuição da impunidade.
Segundo dados da Polícia Civil, diariamente no Estado, são registrados 21 denúncias de maus-tratos a animais que englobam, entre outros, casos de agressão física por seus próprios donos, prisões em cativeiros sem condições de higiene ou alimentação, e mesmo brigas de galo.
Em 2016, já foram registrados 4,4 mil boletins de ocorrência, uma média de 628 por mês, relatando maus-tratos. O número já ultrapassa os 348 casos registrados por mês em 2011.