Lançamento Oficial em Indaiatuba – FiscalizaSP

Senador participa de evento na Câmara Municipal

Uma ação de cidadania que propõe analisar os gastos públicos, com a presença do senador João Capiberibe (PSB) divulgação/ RosE Parra  - ACS/CMI
Uma ação de cidadania que propõe analisar os gastos públicos, com a presença do senador João Capiberibe (PSB)
divulgação/ RosE Parra – ACS/CMI

Na quinta-feira, dia 7, será lançado, em Indaiatuba, o FiscalizaSP, uma ação de cidadania que propõe analisar os gastos públicos, com a presença do senador João Capiberibe (PSB). O evento acontece no Plenarinho da Câmara, a partir das 19h, e é organizado pelo vereador Bruno Ganem (PV). O evento é aberto ao público.
Capiberibe é autor da Lei Complementar 131/2009, conhecida co-
mo a ‘Lei da Transparência’, uma ferramenta para exercer o efetivo controle social dos impostos pagos pela população. O parlamentar vem a Indaiatuba para ressaltar a importância da sociedade se organizar para acompanhar, pelos portais de transparência, o que os governantes fazem com impostos e taxas.
De acordo com Ganem, a ação de fiscalizar os gastos públicos é importante porque isso faz com que se aumente a eficiência, na forma como o dinheiro é aplicado – tanto em termos de lisura dos processos quanto às escolhas administrativas. “Uma vez que as pessoas sabem quais as escolhas que os governos estão fazendo, elas têm mais condições de opinar com relação ao que gostariam que recebesse maior investimento”, avalia.
Desde que entrou em vigor, a ‘Lei da Transparência’ obrigou os órgãos públicos dos municípios, estados, Distrito Federal e União, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a criarem portais de transparência, onde publicam suas contas detalhadas. Foi daí que surgiu o movimento #FiscalizaBr, que possibilitou à população, independentemente de partido político, classe social ou religião, analisar e freiar a corrupção. “A corrupção corrói a eficiência de uma cidade, de um estado, e isso tem um custo enorme. É importante que exista essa transparência porque isso faz com que produzamos mais, o que gera serviços melhores e, ao mesmo tempo, permite que o dinheiro público seja melhor empenhado”, aponta Ganem.

06---Bruno-Ganen