Kingsman: O Círculo Dourado

Longa se passa depois que o quartel é destruído

16---Kingsman

O filme de ação de Matthew Vaughn em 2014, ‘Kingsman: Serviço Secreto’ foi na maior parte um sucesso, e apesar de alguns pequenos problemas (a cena na igreja, a recompensa sexual da princesa), foi uma boa novidade no gênero espião. Vaughn basicamente fez sua própria versão de Bond, e interpretou os aspectos mais pesados ​​enquanto nos fazia investir no esforçado protagonista, Eggsy (Taron Egerton). Como os espiões sempre têm trabalho a fazer, uma sequência parecia uma ideia promissora, mas, infelizmente, ‘Kingsman: o Círculo Dourado’ parece uma última tentativa de fazer tudo, porém faz esse pouco particularmente bem. Apesar de outra performance encantadora de Egerton, a pobre abordagem de Vaughn deixa o longa se sentindo inchado e incapaz de carregar seu tom de ‘desenho animado‘. Em vez de ser uma peça leve e divertida de entretenimento escapista, o filme sofre de tentar fazer demais.
Eggsy está vivendo como um Kingsman, e ele tem uma coisa boa acontecendo com a Princesa Tilde (Hanna Alström) até que a gigante das drogas Poppy (Julianne Moore) explode a organização Kingsman em pedaços. Eggsy e Merlin (Mark Strong) são obrigados a obter ajuda dos ‘primos americanos’ da organização, os Statesman. Uma vez nos EUA, eles descobrem um Harry Hart vivo (Colin Firth), mas também que Poppy está envenenando seu suprimento de drogas na tentativa de chantagear o governo para legalizar todas as drogas, o que tornaria Poppy rica e capaz de sair de seu esconderijo na América do Sul. Eggsy se junta com o Statesman Whisky (Pedro Pascal) e Harry para tentar rastrear o antídoto e salvar o mundo novamente.
Embora o ‘Círculo Dourado‘ seja apenas dez minutos mais longo que o seu antecessor, ele se sente substancialmente maior porque está tentando fazer tanto. Mesmo que ‘Serviço Secreto’ funcione em duas horas e dez minutos, ele é principalmente focado em Eggsy aprendendo a se tornar um Kingsman e os planos de Valentine. A história se permite a ser um pouco mais longa, porque tem um foco muito simples e essas duas tramas se juntam com Eggsy tendo que derrotar Valentine. Em comparação, em ‘Círculo Dourado‘ está em todo o lugar, lançando um ‘monte’ de ideias únicas, mas nunca descobrindo uma maneira de fazê-las trabalhar juntas.
A trama inicial parece ser uma pequena história de ‘peixe fora da água’, com Eggsy e Merlin tendo que descobrir como trabalhar com os Statesmen, mas a história não é contada de uma forma interessante, o que é surpreendente quando todos os seus atores, que também incluem os subutilizados Channing Tatum e Jeff Bridges, todos parecem prontos para cooperar. Sem desrespeito a Pascal, que é um grande ator, mas o filme nunca parece saber como usá-lo ou mesmo como fazê-lo ser a ‘sombra’ de Eggsy. Em vez de serem sua própria entidade, os subutilizados parecem existir simplesmente como um plano de backup e mais uma maneira de colocar Harry de volta à história.
Enquanto ter Harry em volta é bom, esse é outro fardo que a história tem que carregar, e você já pode ver as ‘rodas caindo’ quando Vaughn tenta equilibrar novos personagens e tramas menores juntamente com a tentativa de avançar a trama principal. Mesmo com quase duas horas e meia, não há espaço para o longa respirar porque está tão ansioso para lançar todas as ideias. É um filme que, em seu desejo de ter uma cena de ação configurada para a música ‘Saturday Night’s Alright for Fighting’, apresenta um monte de cenas com Elton John, e espera que você simplesmente se divirta com ele aparecendo no longa.
Isso leva a um filme que é intermitentemente divertido, porém por mais que ele pareça um ‘desenho animado’, não consegue lidar com tudo o que está tentando fazer. Para cada cena que tenta voltar para a forma como o original elevou o gênero de espião, como uma onde Eggsy tem que plantar um ‘bug’ de forma não convencional, você também tem uma cena em que Poppy tem seus cachorros robôs ‘rasgando em pedaços’ um lacaio. Entendo que o impulso com sequelas de blockbuster é tornar-se maior e mais ousado, porém para o ‘Círculo Dourado‘, ele acaba criando uma bagunça que priva o filme da energia e da beleza do original.