Jogos que estimulam criatividade

Confira os benefícios de games em empresas e escolas

texto: Evelin Azevedo/infoglobo  | fotos: divulgação
texto: Evelin Azevedo/infoglobo | fotos: divulgação

Dedicar parte de seu tempo a jogos – analógicos ou digitais – pode trazer mais benefícios do que dar uma simples espairecida. O que parece simples brincadeira tem sido usado por empresas como uma maneira de despertar as melhores habilidades em seus funcionários. O engenheiro Thiago Bacic que o diga. Coordenador da área de automação da Radix, ele, junto a outros colegas da firma, foram os vencedores do hackaton (maratona de programação) ao desenvolverem um software que agiliza os processos de compra da empresa de engenharia.
“Os maiores benefícios que tivemos (com a gincana entre profissionais) foi melhorar nosso trabalho em equipe, desenvolver a liderança e a criatividade” – conta.
A neurologista Jerusa Smid, membro da Academia Brasileira de Neurologia lista outros benefícios:
“Os jogos eletrônicos podem ajudar a melhorar o processamento de ideias e a tomada de decisão mais rápida” – diz.
Inserir jogos na rotina, pode ser novo para as empresas, mas não para algumas escolas. Há 22 anos, a professora de Educação Física Iara Helena Santos passou a integrar os jogos de tabuleiro a suas aulas.
“Por meio do xadrez nós vamos ensinando a criança a seguir as regras, e melhora o comportamento. Além disso, desenvolve o raciocínio lógico e a autoestima, já que as notas começam a aumentar” – relata a especialista em jogos intelectuais e xadrez escolar.
Praticar atividades como estas dentro do ambiente escolar desperta outras habilidades nos pequenos.
“Os jogos em grupo encorajam a autonomia intelectual, a habilidade social, o pensamento crítico saudável e o comportamento cooperativo das crianças” – explica Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do método Supera ginástica para o cérebro.

26---Criatividade-(2)