Jogos Abertos, cidade fica entre as cinco melhores

Indaiatuba supera expectativa e encerra os Jogos na 1ª Divisão

Foto Divulgação/RIC-PMI

A participação de Indaiatuba no 81º Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni foi memorável. O município estreou na Primeira Divisão e conquistou 103 medalhas no total, sendo 41 ouro, 34 prata e 28 bronze, ficando em 5º lugar no quadro de medalhas da Primeira Divisão. Na classificação geral de municípios, que incluiu a Primeira e Segunda Divisão, Indaiatuba concluiu no 14º lugar, com 88 pontos, entre os 145 municípios que pontuaram.
Cerca de 240 atletas de Indaiatuba foram inscritos em 14 modalidades (12 oficiais e 2 extraoficiais, com o Supino e Tiro com Arco) na 81ª edição dos Jogos realizada pela primeira vez por meio de convênio entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e um grupo de municípios, no caso, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, que sediaram as competições que aconteceram de 15 a 25 de novembro, com início das competições no dia 16.
Cerca de 12 mil atletas de 202 cidades paulistas, configurando a maior competição deste segmento na América Latina, movimentaram a região do Grande ABC no torneio conhecido como ‘Olimpíada Caipira’. Foram 32 modalidades esportivas, duas divisões e luta por índice olímpico.
Os atletas de Indaiatuba integram as equipes de competição da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura e Associação Desportiva Indaiatubana (ADI) e conquistaram a chance de disputar os Jogos Abertos pela boa colocação nos 61º Jogos Regionais, realizados em Americana, em julho, quando o município conquistou 193 medalhas e ficou na 1ª posição do quadro de medalhas.
De acordo com o coordenador do Departamento Competitivo da Secretaria de Esportes, Rafael de Oliveira e Silva, que coordenou a delegação indaiatubana e acompanhou as equipes, diante do alto nível dos Jogos Abertos, a cidade alcançou bons resultados e se destacou em várias outras provas que também contribuíram para elevar a classificação geral. “Vale lembrar que na história dos Jogos, até esta 81ª edição, somente nove cidades conquistaram o título. A maior campeã é Santos, com 26 títulos; seguida de São Caetano do Sul, com 16; São Bernardo do Campo com 3 títulos e São José dos Campos com 3 títulos, para se ter uma dimensão da posição alcançada e do grande feito conquistado esse ano”, explica.