Jardim Morada do Sol completa 37 anos

Câmara irá homenagear os moradores mais antigos

Eventos que irão comemorar o aniversário do bairro mais populoso de Indaiatuba têm participações da Max Planck e Aciai eliandro figueira
Eventos que irão comemorar o aniversário do bairro mais populoso de Indaiatuba têm participações da Max Planck e Aciai
eliandro figueira

O Jd. Morada do Sol completa no domingo, dia 19, 37 anos. Para comemorar, o presidente da Câmara e vereador Hélio Ribeiro, divulga uma série de atividades gratuitas, que marcam a festa de aniversário do bairro mais populoso de Indaiatuba. As atividades – que têm participação da Faculdade Max Planck e Aciai – começam hoje, dia 4, e prosseguem até terça-feira, dia 28, com atividades esportivas, culturais e sociais, programadas para acontecer em vários pontos do bairro que foi fundado em 19 de março de 1980, por meio do Decreto Municipal 2.081.
Além das atividades, o vereador Hélio Ribeiro também faz um resgate da história oral dos moradores. Esse ano, ele entrevista cerca de 10 pessoas, que contam em que condições deixaram sua terra natal para morar em uma cidade que a maioria desconhecia, em um bairro que não tinha água, asfalto, energia elétrica, escola, posto de saúde ou creche.
“O Jardim Morada do Sol é mesmo uma história à parte dentro do nosso Município; uma história de superação, contada por todos que chegaram aqui na década de 1980 e também os que já estavam, entre eles comerciantes, líderes comunitários, religiosos e governantes, como Clain Ferrari, Flávio Tonin e Reinaldo Nogueira. A ideia é mostrar como essas pessoas foram recepcionadas, em que condições e como transformaram suas próprias histórias e, principalmente, a história de Indaiatuba”, diz o atual presidente da Câmara, que além de morador do bairro há mais de 30 anos é também autor do Projeto de Lei que incluiu o aniversário do Jd. Morada do Sol no Calendário Oficial do Município (Lei nº 5.644/2009).
Com a ajuda da historiadora Eliana Belo e da Fundação Pró-Memória, Hélio Ribeiro entrevista os moradores. Acompanhado nesse projeto por Victor Hugo Bonequini, essas são captadas em vídeo e enviadas à Fundação na íntegra, fazendo parte do acervo.
Editadas, também podem ser conferidas em uma página do Facebook, criada especialmente para isso, intitulada ‘Resgate e Preservação da História do Jd. Morada do Sol’ – que pode ser acessada através da internet -, além de serem exibidas em uma festa em homenagem aos moradores.

PROGRAMAÇÃO
A festa desse ano conta com parceiros como as Faculdades Max Planck e Aciai, e tem início hoje, dia 4, a partir das 8h, no Parque Corolla, com torneio de futebol de salão Sub-11. Mas durante todo o mês serão diversas atrações, como torneios de futebol de areia (abertura amanhã, dia 5, a partir das 8h, no Floresta Parque), futebol amador, palestras (dia 28, na Câmara), rodada de negócios para regularizar seu nome/CPF, show Gospel (dia 18, a partir das 18h, no Pq. Corolla) e uma grande festa para toda a família (dia 19).
Um dos pontos altos da festa, segundo Hélio, é a homenagem aos mais antigos moradores do bairro, que ocorre no Plenário da Câmara, dia 21, a partir das 19h. O evento conta com a entrega de homenagens e a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Nilson Gaspar.
Todos os eventos são gratuitos e podem sofrer alterações em datas e locais. “Por isso peço que acompanhem nossa página no Facebook www.facebook.com/resgateepreservaçãodahistoriadojdmoradadosol para que possamos atualizar todos os dados”.